Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos

"Regras da Gramática do nosso português!"

As regras da gramática normativa são fundamentadas nas obras dos escritores famosos, onde é colocado um ideal de perfeição da língua como se não houvessem variações de pessoa para pessoa, dependendo do meio e do contexto. É nela que se espelha o uso idiomático que se consagrou. Por discordar dessas variações não sou muito adepta dessas tais regras.Querem desmerecer os escritores que com a sabedoria adquirida chegam facilmente aos leitores empregando uma forma que lhes é peculiar e a interação escritor x leitor acontece.O português rebuscado, acho que deve ficar lá com a Academia,não deixando de ser apresentado a quem deseja se aperfeiçoar. Por que os escritores regionalistas acentuadamente típicos, experimentalistas por admiráveis que possam ser, não são utilizados como exemplo para este tipo de gramática, pois ela não considera o desvio da norma como parte de seu estudo e de suas análises, mas somente os textos que obedecem à norma padrão da língua,pois a Gramática Normativa toma como base as regras gramaticais tradicionais e o uso da língua por dialetos de prestígio como por exemplo obras literárias consagradas, textos científicos, discursos formais, etc. As variedades linguísticas faladas são tratadas como desvio da norma padrão até que sejam dicionarizadas e oficialmente acrescentadas às regras gramaticais da nossa língua portuguesa e pronto! Não falemos das mudanças que de vez em quando inventam, para confundir,especialmente, os estudantes.
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 14/10/2016


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras