Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos


"Risco de morte!"


Recentemente, virou notícia a morte de um adolescente em São Paulo, vítima do Desafio da Asfixia, que consiste basicamente em prender a respiração de maneira mecânica, até perder os sentidos, Gustavo Riveiros Detter, de 13 anos, morreu vítima de complicações respiratórias causadas por esse desafio.

Menos grave, mas não menos preocupante, o Desafio do Desodorante, consiste basicamente em causar queimaduras na pele usando jatos de desodorante aerosol, ao direcionar o jato muito próximo a pele ele causa um congelamento instantâneo do local, semelhante ao que ocorre com alpinistas, mas esse congelamento nada mais é que uma pequena queimadura de primeiro grau.

Os riscos são enormes, além de lesões que demoram pra cicatrizar e podem infeccionar, existem também relatos de crianças e adolescentes que ao participarem do desafio, foram intoxicados pelo gás, Henrique Soares, de 14 anos, é uma dessas vítimas, ao realizar o desafio no banheiro de casa, um lugar com baixa ventilação, o menino inalou uma quantidade significativa do gás e morreu.

Outros desafios, incluem mastigar pimentas ardidas ou colocar uma colher cheia de canela em pó na boca e aguentar por alguns minutos sem beber água, sendo que o último, também oferece risco de asfixia e lesões na garganta, vias respiratórias e estômago; nos Estados Unidos, um jovem de 12 anos passou quatro dias internado após realizar o desafio.

O que mais assusta em tudo isso é que os vídeos estão ali, disponíveis e ao alcance de todos, no Brasil, o canal La Fênix, promove além do Desafio do Desodorante, o da Pimenta e o de martelar um palito por baixo da unha, inúmeros outros, todos com um grau de perigo pra quem tentar realizá-los.

Sabemos que denunciar é praticamente impossível, porque além dos vídeos lançados por canais e youtubers famosos, as pessoas que aceitam o desafio também postam seus vídeos na rede e tudo fica fora de controle.

Então meu apelo aos pais, educadores e responsáveis de um modo geral é: fiquem atentos a tudo que as crianças e jovens têm acesso na internet. Como mãe, eu sei que é praticamente impossível controlar tudo que eles fazem, mas ainda assim creio que vale o alerta.
Crianças e jovens são extremamente influenciáveis por tudo aquilo que assistem. e infelizmente, pessoas que estão muito mais preocupadas em gerar likes e views, não estão exatamente preocupadas com o mal que aquele conteúdo pode causar.
Fonte: O Vanguardista - iG @ http://ovanguardista.ig.com.br/pagina-barroca/2016-11-16/desafio-perigo-youtube.html
Maria Augusta da Silva Caliari e pesquisa Google/ Internet
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 19/11/2016


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras