Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos


"Os sexalescentes do Século XXI!"

Se estivermos atentos podemos notar uma nova faixa social,a das pessoas que estão em torno dos 60,70 .Os sexalescentes! Essa é boa,um neologismo para denominar de maneira criativa a atitude dessas pessoas!
Uma geração que rejeita a palavra sexagenário,porque simplesmente não está nos seus planos deixar-se envelhecer.
Trata-se de uma verdadeira novidade demográfica,parecida com a que em meados do Século XX, se deu com a consciência da idade da adolescência,que deu identidade a uma massa de jovens oprimidos em corpos desenvolvidos que até então,não sabiam onde meter-se nem como vestir-se!
Esse novo grupo humano,que hoje ronda os 60,70 teve uma vida razoavelmente satisfatória! São homens e mulheres independentes,que trabalham há muitos anos e conseguiram mudar o significado tétrico que tantos autores deram,durante décadas ao conceito de trabalho!
Procuraram e encontraram há muito,a atividade de que mais gostavam e com ela ganham a Vida!
Talvez,seja por isso que se sentem realizados!Alguns nem sonham em aposentar-se!Os que já se aposentaram gozam plenamente cada dia sem medo do ócio ou solidão!Desfrutam a situação,porque depois de anos de trabalho,criação dos filhos,preocupações, fracassos e sucessos,sabem olhar para frente,para o Mar, sem pensar em mais nada ou seguir o voo de um pássaro da janela de um quinto andar!
Algumas coisas podem dar-se por adquiridas.
São pessoas que não estão paradas no tempo:a geração dos 60,70 homens e mulheres que maneja o computador,como se tivesse feito isso toda Vida!Escrevem aos filhos que estão longe e até se esquecem do velho telefone fixo para contatar os amigos.Mandam whatsApp ou E-Mail com suas notícias, ideias e vivências! Raramente,se desfazem em prantos serntimentais!
Ao contrário dos jovens, eles conhecem e pesam todos os riscos!Ninguém se põe a chorar quando perde.Apenas reflete,toma nota e parte para outra!
Os homens não invejam a aparência dos jovens do desporto e as mulheres não invejam as formas perfeitas de uma modelo!
Em vez disso, conhecem a importância de um olhar cúmplice,uma frase inteligente ou um sorriso iluminado pela experiência!
Hoje, as pessoas de 60,70 estão estreando uma idade que não tem nome,antes seriam velhos e agora já não o são!
Hoje, estão com boa saúde física e mental,recordam a juventude,mas sem nostalgias parvas,porque a juventude,também está cheia de nostalgias e de problemas!
Eles celebram o Sol a cada manhã e sorriem para si próprios!
Talvez,por alguma razão secreta,que só saberão os que chegarem aos 60,70 no Século XXI!
Maria Augusta da Silva Caliari e Autor desconhecido
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 04/02/2017


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras