Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos


"Parece mentira!"

O caso é estarrecedor! Se não entendes muito bem o mecanismo político brasileiro leia esse texto.Ele é longo,mas esclarecedor.Está bem explicado e após a leitura entendemos como a sujeira é deprimente!
O Procurador da República,Deltan Dalagnoll,da Força Tarefa da Lava Jato compartilhou e estamos copiando a análise de Jose Padilha,colunista de "O Globo" -Sobre o Mecanismo de Exploração da Sociedade Brasileira(aquilo que todos nós já sabemos,mas que agora estão bem melhor explicado)
A importância da Lava Jato.
Vinte e sete enunciados sobre a oportunidade de desmoronar o mecanismo da exploração da Sociedade brasileira.
1- Na base do sistema politico brasileiro,opera um mecanismo de exploração da sociedade por quadrilhas formadas por fornecedores do estado e grandes partidos políticos.(Em meu último artigo intitulado"Desobediência Civil,descrevi como esse mecanismo exploratório opera.Daqui em diante,apenas me refiro a ele como "o mecanismo"
2-O mecanismo opera em todas as esferas do poder público:Legislativo,executivo governo federal,nos estados e municípios.
3-No executivo ele opera via superfaturamento de obras e de serviços prestados ao estado e às empresas estatais.
4-No legislativo,ele opera via a formulação de legislações que dão vantagens indevidas a grupos empresariais dispostos a pagar por elas.
5-O mecanismo existe à revelia da ideologia.
6-O mecanismo viabilizou a eleição de todos os governos brasileiros desde a retomada das eleições diretas,sejam eles de esquerda ou de direita.
7-Foi o mecanismo que manipulou as massas paras eleger:PMDB,DEM,PSDB e o PT.Foi o mecanismo que elegeu José Sarney,Fernando Collor de Mello,Itamar Franco,Fernando Henrique Cardoso,Luiz Inácio Lula da Silva,Dilma Rousseff e Michel Temer.
8-No sistema político brasileiro a ideologia está limitada pelo mecanismo:ela pode balizar políticas públicas,mas somente quando essas políticas não interferem com o funcionamento do mecanismo,
9- O mecanismo opera uma seleção:políticos que não aderem a ele têm poucos recursos para fazer campanhas eleitorais e raramente são eleitos ou reeleitos.
10-A seleção operada pelo mecanismo ética e moral:políticos que têm valores incompatíveis com a corrupção tendem a ser eliminados do sistema políítico brasileiro pelo mecanismo.
11-O mecanismo impõe uma barreira para a entrada de pessoas inteligentes e honestas na política nacional,posto que,as pessoas inteligentes entendem como esse mecanismo funciona e as pessoas honestas não aceitam.
12- A grande maioria dos políticos brasileiros tem baixos padrões morais e éticos(não se sabe se isso decorre do mecanismo ou se o mecanismo decore disso.Sabe-se,todavia,que na vigência do mecanismo este sempre será o caso)
13- A administração pública brasileira se constitui a partir de acordos relativos a repartição dos recursos desviados pelo mecanismo.
14-Um político que chega ao poder pode fazer mudanças administrativas no país,mas somente quando essas mudanças não colocam em xeque o funcionamento do mecanismo.
15- Um político honesto que por ventura chegue ao poder e tente fazer mudanças administrativas e legais que vão contra o mecanismo terá contra ele a maioria dos membros da sua classe.
16- A eficiência e a transparência estão em contradição com o mecanismo.
17-Resulta daí, que na vigência do mecanismo,o estado brasileiro jamais poderá ser eficiente no controle dos gastos públicos.
18- As políticas econômicas e as práticas administrativas que levam ao crescimento econômico sustentável,são portanto incompatíveis com o mecanismo,que tende a gerar um estado cronicamente deficitário.
19-Embora o mecanismo não possa conviver com um estado eficiente,ele também não pode deixar o estado falir.Se o Estado falir o mecanismo morre.
20-A combinação desses dois fatores fez com que a economia brasileira tenha períodos de crescimentos baixos,seguidos de crise fiscal,seguidos de ajustes que visam conter os gastos públicos,seguidos de novos períodos de crescimento baixo,seguido de nova crise fiscal...
21-Como as Leis são feitas por congressistas corruptos e os magistrados das cortes superiores são indicados por políticos eleitos pelo mecanismo,é natural que tanto as Leis quanto os magistrados das instâncias superiores tendam a ser lenientes com a corupção.Exemplo disso(foro privilegiado)Pensem nisso de que apesar de mais de 500 parlamentares terem sido investigados pelo STF desde 1998,a primeira condenação só tenha ocorrido em 2010.
22-A operação lava jato só foi possível por causa de uma conjunção improvável de fatores:um governo extremamente incompetente e fragilizado diante da derrocada econômica que causou uma bobeada do parlamento que não percebeu que a legislação que operacionalizou a delação premiada era incompatível com o mecanismo. e o fato de que uma investigação potencialmente explosiva caiu nas mãos de uma equipe de investigadores,procuradores e de juízes,rígida e com bastante sorte.
23-Não é certo que a Lava Jato vãi promover o desmonte do mecanismo.As forças políticas e jurídicas contrárias são significativas!
24- O Brasil atual está sendo administrado por um grupo de políticos especializados em operar o mecanismo e que quer mantê-lo funcionando.
25-O desmonte definitivo do mecanismo é mais importante para o Brasil do que a estabilidade econômica de curto prazo.
26- Sem forte mobilização popular é impossível que a Lava-Jato promova o desmonte do mecanismo.
27-Se o desmonte do mecanismo não decorrer da Lava Jato,os políticos vão alterar a Lei e o Brasil terá que conviver com o mecanismo por um longo tempo
Maria Augusta da Silva Caliari e Pesquisa IG e imagem do google
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 03/03/2017


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras