Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos


"Coelho de Páscoa!"
O coelho de Páscoa tornou-se o símbolo da fertilidade e da vida, devido a particularidade deste animal de se reproduzir em grandes ninhadas.
Está relacionado com a Páscoa por representar a esperança de vida na Ressurreição de Jesus Cristo.
Vários povos da antiguidade já consideravam o coelho como símbolo da fertilidade, pois com a chegada da primavera, eram os primeiros animais a saírem de suas tocas.
Com o passar dos tempos, os coelhinhos de chocolate entraram para os costumes das festividades da Semana da Páscoa.
Assim como os ovos de chocolate, os coelhinhos viraram tradição de presente no Domingo de Páscoa.

O que é Coelho da Páscoa:
O Coelho da Páscoa é um dos símbolos pascais, utilizado por representar a fertilidade, o nascimento e a esperança da vida.

O coelho é um animal que se reproduz em grandes ninhadas. A sua relação com a Páscoa foi definida historicamente a partir da representação que este animal possuía para diversos povos antigos, como símbolo da esperança na renovação da vida.

Neste contexto, para os cristãos, o coelho seria uma das representações da ressurreição de Jesus Cristo.

Alguns povos antigos relacionavam este animal com a chegada do fim do inverno e começo da primavera, como um simbolismo do “renascimento da vida”. Os coelhos eram os primeiros animais a abandonarem as suas tocas quando a primavera começava.

Em inglês, a expressão easter bunny significa “coelhinho da Páscoa”.

Os coelhos só passaram a representar um símbolo da Páscoa no Brasil no final do século XVII, trazidos pelos imigrantes alemães.

De acordo com a mitologia germânica, o coelho era um dos símbolos da deusa da fertilidade Ostara. A partir desta mesma lenda mítica, surgiu entre os alemães a tradição de entregar ovos (de galinha) pintados de várias cores para as crianças.

O culto a Ostara costumava ser feito durante a primavera, por este motivo os cristãos, para evitar as celebrações pagãs, associaram o coelho e a tradição da "coleta dos ovos" à Páscoa Cristã.

Com o passar do tempo, o coelho de chocolate entrou para as tradições das festividades da Páscoa.

 
Maria Augusta da Silva Caliari e palavras bíblicas/pesquisa e imagem do google
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 03/04/2017


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras