Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos


"Piriguete"
Piriguete é uma gíria na língua portuguesa, considerada como um termo pejorativo, usado para descrever uma mulher provocadora que demonstra interesse por outras pessoas, mesmo que uma das partes esteja em um relacionamento.
Piriguetes são as mulheres independentes e liberais, que procuram ter várias relações sexuais sem estabelecer um critério muito assertivo para as suas escolhas. Frequentemente, esta palavra é usada com sentido depreciativo, para qualificar uma mulher fútil, que só pensa em diversão e prazer.
Uma das suas características populares das piriguetes é que elas não se apegam emocionalmente aos seus parceiros com facilidade, pois não estão à procura de um relacionamento duradouro.
Seria uma designação criada para classificar as mulheres que adoram ir às festas, geralmente solteiras, e que não se importam em conquistar homens casados. Também costumam ser indiferentes sobre a opinião alheia de seu visual, por exemplo.
A piriguete não costuma ser muito bem vista pelo público feminino e, muitas vezes, nem mesmo pelo público masculino, pois são tachadas de vulgares ou prostitutas.
Apesar de ser um termo pejorativo, esta palavra é muito usada em brincadeiras entre amigos, em tom irônico e de gozação.
As piriguetes são estereotipadas pelas sua forma de vestir. As chamadas “roupas de piriguete” costumam ser bastante apelativas sexualmente, com muitas partes do corpo que não são cobertas. O objetivo é atiçar a libido e o desejo sexual das outras pessoas.
A palavra piriguete ficou muito conhecida no Brasil através da cantora baiana Ivete Sangalo, funkeiros como o Mc Papo, e também por várias bandas de pagode, sertanejo e outras.

Origem da palavra piriguete
Etimologicamente, a palavra piriguete seria a junção de “perigo” e “girl” (“garota”, em inglês), criando o significado de “garota perigosa”.

Supostamente a origem deste termo tenha surgido nas periferias da região metropolitana de Salvador, na Bahia.
Maria Augusta da Silva Caliari e pesquisa e imagem do google
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 04/04/2017


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras