Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos

"Amor e paixão!"

Paixão e amor são dois sentimentos muito fortes, mas isso já sabemos. E por mais que estejam relacionados, são totalmente distintos, e é nesta parte que a confusão começa!

sabes identificar o que caracteriza a paixão e o amor? Psicólogos, filósofos e até mesmo neurologistas se dedicam a estudar estes sentimentos e a delimitar as diferenças de cada um.

Para não errar na hora de se declarar, saiba reconhecer se o que tu sentes é amor ou paixão!
Fatores de atração:
A psicologia define a paixão como a manifestação do fenômeno da projeção, ou seja, quando a pessoa projeta suas idealizações no parceiro(a).
Isso quer dizer que, quando estamos apaixonados somos atraídos pela idealização que fazemos do próximo, e não necessariamente pela pessoa como verdadeiramente é.
Normalmente, quando estamos apaixonados as características que mais nos atraem são as físicas, sejam os belos olhos, os lábios, a pele suave ou o sorriso, por exemplo.
Já com o verdadeiro amor conseguimos enxergar muito além das aparências, identificamos a chamada "beleza interior" da pessoa, ou seja, os seus valores, a sua autenticidade e personalidade acabam por ser tão ou mais excitantes do que um belo sorriso.

As ilusões também desaparecem com o amor. As pessoas que se amam verdadeiramente conseguem identificar as qualidades e os defeitos do parceiro e, mesmo com as brigas, optam por lidar com as adversidades em prol de uma vida a dois.
Quando começa e quando termina?
coração partido    
Vários autores descrevem a paixão como um "sentimento avassalador" e, assim como uma grande tempestade, costuma fazer muito estrago, mas uma hora ou outra acaba por chegar ao fim...

Alguns estudos sobre o comportamento humano dizem que a paixão pode durar algumas semanas ou anos (1 a 2 anos, em média). Após este período, das duas uma: fim de relacionamento ou início de uma história de amor.
Ao contrário da paixão, o amor não acontece à "primeira vista". Este sentimento é bastante profundo e complexo, sendo necessário um longo período de tempo para que possa se desenvolver.
E engana-se quem pensa que o amor é garantido para todo o sempre. Sim, os amores podem chegar ao fim! Mas, para que isso não aconteça, o casal nunca deve deixar de se empenhar em respeitar, cuidar e ser sinceros um com o outro.Só assim o amor será para sempre!

Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 08/04/2017


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras