Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos


"Epígrafe!"


Epígrafe- do grego/ epigraphê/escrever/graphein/sobre epi/inscrição.
Entre gregos e romanos usava-se inscrever breves textos em pedras, estátuas, medalhas, monumentos etc,denominado epígrafes! O seu estudo/epigrafia/ constitui valioso auxiliar da investigação histórica e filológica.
Modernamente, o vocábulo passou a designar os fragmentos de textos que servem de lema ou divisa de uma obra,capítulo ou poema.Pode ocorrer logo abaixo do título de um livro,quando o escritor pretende sugerir que o elaborou inspirado naquele pensamento,ou ainda à entrada de um discurso,capítulo de obra extensa ou composição poética.Se não existir vínculo com a obra, funciona como mero enfeite na demonstração pueril de conhecimento.
A epígrafe literária entrou em uso no Século XVI,mas tornou-se moda a partir do século XVIII,num progresso ascendente que atingiu o ápice nas décadas seguintes
A epígrafe obedece não só a imperativos da moda como a tendência ideológica e subjetiva.De certo modo,basta o seu exame para nos fornecer uma ideia básica de um poeta ou romancista e até o seu nível cultural.Por exemplo,Castro Alves cita Ésquilo,Heine e Shakespeare,denotando ao mesmo tempo o âmbito das leituras e em que língua as fazia.
Dicionário de Termos Literários -(Massaud Moisés) Editora Cultrix.

 
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 24/11/2017


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras