Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos


"Quando usar 'há' ou 'a'!"

Existem algumas palavras da nossa língua que só dão problema na hora de escrever. Isso acontece muito com as palavras têm o mesmo som, mas grafia e significado diferentes.
Os exemplos de casos em que isso acontece são muitos, mas hoje vamos nos concentrar numa duplinha que nos atormenta: a diferença entre HÁ com agá e A sem agá.
A dica mais importante para entender a diferença entre eles é lembrar que HÁ com agá é verbo (forma do verbo HAVER) e por isso pode ser substituído por outro verbo.
Assim, devemos escrever com agá:
“Há dúvidas na prova”.
Nesse caso, podemos substituir o HÁ pelo verbo existir: “Existem dúvidas na prova”.
Na frase “Há muito tempo não o vejo”, também é com agá, pois podemos dizer: “Faz tempo que não o vejo”.
Já na frase “Estamos a dois minutos de casa”, o A deve ser escrito sem agá, pois não pode ser substituído por um verbo. Não tem sentido dizer: "Estamos faz dois minutos de casa" ou "Estamos existem dois minutos de casa".
Trata-se da preposição “A”. Podemos usar quando nos referimos à distância ou a tempo futuro: “Estamos a vinte quilômetros do aeroporto”, “Ele chegará ao trabalho daqui a dez minutos”.
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 17/04/2018
Alterado em 17/04/2018


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras