Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos


Olhai os Lírios do Campo foi publicado na segunda fase do Modernismo brasileiro, em 1938, por Érico Veríssimo. A obra é uma das mais famosas do autor. O livro retrata a relação conturbada entre o homem e a sociedade através de dois momentos da personagem principal, Eugênio. No início, o protagonista se mostra receptivo ao comportamento e valores ditados pela sua classe e as segue fielmente, depois, a personagem se transforma e passa a ser um indivíduo autônomo, responsável por suas próprias decisões. A história se passa na cidade de Porto Alegre, grande metrópole de ruas movimentadas com intenso tráfego, cinemas, teatros, prédios altos, gente rica, gente pobre e várias outras contradições comuns a uma grande cidade. Eugênio, no tempo presente, enquanto dirige para reencontrar sua amada Eugênia no hospital, relembra seu passado, infância e acontecimentos que o marcaram. Eugênio nascera em uma família pobre e humilde e, por isso, desejava ardentemente uma ascensão social. Na escola se concentrava nos estudos e não se entrosava com os colegas e amigos de classe. Com muito custo ele consegue cursar Medicina e conhece Olívia. Eles se tornam amigos e após alguns anos passam uma noite juntos, mas ela recebe uma proposta para trabalhar em outro lugar e vai embora. Eugênio conhece Eunice Cintra e casa-se com ela apenas para ascender socialmente, já que ela é filha de homem riquíssimo. Frequentando a alta sociedade Eugênio percebe que não faz parte dela e como as pessoas esquecem-se da família apenas para obter mais dinheiro. Eugênio, ao reencontrar Olívia, descobre que tivera uma filha com ela, mas logo em seguida Olívia morre. Na segunda parte do livro, o protagonista começa a passar por uma transformação ao ler as cartas de Olívia endereçadas a ele, mas que nunca foram enviadas. Então, ele se separa de Eunice, passa a ser um médico popular que, com a ajuda da filha e da lembrança de Olívia, descobre o dinheiro não traz a tão sonhada felicidade.
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 06/07/2018


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras