Figura de linguagem "Eufemismo!"
Eufemismo é uma figura de linguagem na língua portuguesa, um mecanismo que tem o objetivo de suavizar uma palavra ou expressão que possa ser rude ou desagradável.
O eufemismo consiste na troca de termos ou expressões que possam ofender alguém por outras mais suaves, seja por serem indelicadas ou grosseiras.
Por exemplo, normalmente o eufemismo é usado em frases que se referem a morte de alguém, com a intenção de não tornar o discurso sobre uma situação naturalmente dramática ainda mais desagradável.
“Ir para a terra dos pés juntos”, “comer capim pela raiz”, e “vestir paletó de madeira” são alguns exemplos de eufemismos utilizados para se referir a morte de alguém.
No entanto, nestes exemplos, o eufemismo, mesmo na tentativa de suavizar a mensagem, pode apresentar um caráter grosseiro.
O eufemismo também pode ter um sentido cômico, geralmente presente em expressões populares. Porém, como diz a própria definição, não é adequado utilizar eufemismos de caráter cômico em situações de polêmica ou dramáticas, pois pode perder totalmente a sua função original: amenizar o sentido da mensagem a ser transmitida.
Exemplos de Eufemismo
"Você é desprovido de beleza." (Quando se pretende dizer que determinada pessoa é feia)
"Você faltou com a verdade." (Quando se pretende dizer que determinada pessoa mentiu)
"Ele virou uma estrelinha." (Quando se pretende dizer que alguém morreu)
"Ele subtraiu o celular do idoso no ônibus." (Quando se pretende dizer que determinada pessoa roubou o celular)
"Ele vivia de caridade pública." (Quando se pretende dizer que determina pessoa vivia de esmolas)
"Ele foi morar junto com Deus." (Quando se pretender dizer que alguém morreu).
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 11/08/2018