Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos

 
Museu Nacional

"Queimou-se o quinto maior acervo do mundo!

Nesse país, que desobriga a si próprio, queimou-se o quinto maior acervo do mundo! O fóssil de 12 mil anos de Luzia – descoberta que refez todas as pesquisas sobre ocupação das Américas.
Queimou-se um dos maiores acervos afro-ameríndios dos mundo.
Os murais de Pompeia, o documento de assinatura da Lei Áurea, o sarcófago de Sha Amum Em Su, um dos únicos no mundo que nunca foram abertos.
Queimou-se o acervo de botânica Bertha Lutz. O maior dinossauro brasileiro já montado com peças quase todas originais! Alguns fósseis de plantas já extintas.

Queimou-se o maior acervo de meteoritos da América Latina. O trono do rei Adandozan, do reino africano de Daomé, datado do século XVIII. O prédio onde foi assinada a independência do Brasil!

Queimou-se duas bibliotecas e o pergaminho datado do século XI, com manuscritos em grego sobre os quatro Evangelhos. O exemplar mais antigo da Biblioteca Nacional e da América Latina. Queimou-se a Bíblia de Mogúncia, de 1462, primeira obra impressa a conter informações como data, lugar de impressão e os nomes dos impressores!

A crônica de Nuremberg, de 1493, considerado o livro mais ilustrado do século XV, a primeira edição de “Os Lusíadas”, de 1572 ! Queimou-se o exemplar completo da famosa Encyclopédie Française, uma das obras de referência para a Revolução Francesa, o primeiro jornal impresso do mundo, datado de 1601... queimou-se... queimou-se... queimou-se o Brasil.

Contudo,para um pais  que a  maioria  só sabe brigar pelo fanatismo  futebolístico e
não entende nada de direitos,isso não está fazendo grande  diferença.Queimou,queimou,! Mas, às pessoas que valorizam o acervo cultural como é sabido, que acontece nos países desenvolvidos, é uma tristeza que fere o coração.
Se aquela famigerada Lei distribuísse as verbas priorizando,nosso museu estaria lá,firme e com nossa história protegida!País sem história é país pobre de espírito!
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 05/09/2018


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras