Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos



9k=
Nunca  se viu ajudante de  pedreiro com quatro aparelhos de celular e  laptop! Nem na Europa,minha gente! Pode ser que  algum que  é pedreiro tenha,mas no Japão,trabalhando incansavelmente!
Não  quero julgar, mas essa imagem dele parece preparada  para convencer que  não bate  bem os  pinos!
O homem que 
feriu o candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) com uma faca, Adelio Bispo de Oliveira, esteve na Câmara dos Deputados, em 2013. Porém, não é possível afirmar que visitou o gabinete de algum dos deputados do PSOL, como afirmam sites e páginas nas redes sociais.
O site Jornal da Cidade publicou a foto dos três deputados do PSOL na legislatura passada — Ivan Valente, Chico Alencar e Jean Willys — e afirmou que um deles teria recebido Adelio. Já a informação sobre a ida de Adelio à Câmara foi divulgada inicialmente pelo deputado Fernando Fancischini (PSL-PR) e ganhou destaque a partir de publicações no Twitter, no Facebook e em sites e mensagens de WhatsApp.
No entanto, até o momento, ninguém soube afirmar qual gabinete supostamente teria sido visitado por Adelio – o Comprova questionou o PSOL, partido ao qual o agressor era filiado à época, Francischini e a Câmara.
A ida de Adelio à Câmara foi confirmada pela assessoria de imprensa da Casa. "Há registros de que, no dia 6 de agosto de 2013, Adelio Bispo de Oliveira ingressou na Câmara dos Deputados, por duas vezes, pela portaria do Anexo IV. O registro é feito no Sistema de Identificação de Visitantes", informou, em nota, o departamento. No prédio do Anexo IV está localizada a maioria dos gabinetes dos deputados federais, um restaurante panorâmico e uma capela ecumênica projetada por Oscar Niemeyer.
A Câmara também afirmou que não há informações no sistema "sobre o destino do visitante" nem como "saber o local ao qual ele se dirigiu" porque "as imagens captadas pelo Circuito Fechado de Televisão (CFTV) ficam armazenadas somente por determinado período". Essa nota é assinada pelo diretor do Departamento de Polícia Legislativa da Câmara, Paul Pierre Deeter.
Adelio foi filiado ao PSOL entre 2007 e 2014. A liderança do partido na Câmara alegou que a Câmara dos Deputados recebe cerca de 580 mil visitantes por ano, 44 mil por mês  e que não é possível verificar se a pessoa citada no texto esteve no gabinete de algum deputado do PSOL ou de qualquer outra legenda
A informação de que Adelio esteve na Casa foi divulgada por Francischini. O deputado, em nenhum momento, afirmou saber o motivo da visita. Francischini protocolou requerimento de informações ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, a fim de obter detalhes e imagens sobre a visita do agressor. O deputado também encaminhou as informações à Polícia Federal.
No dia da visita de Adelio, a Câmara teve duas sessões em plenário – uma não deliberativa –, encontros de comissões, como Orçamento, Legislação Participativa e Cultura, e uma discussão sobre a reforma do ensino médio. Na data, também ocorreu uma reunião do presidente da Casa à época, Henrique Alves (MDB-RN) com movimentos que pediam o fim dos autos de resistência. Nas fotos divulgadas pela Casa naquele dia, não é possível localizá-lo.

Este texto foi originalmente publicado no site do Projeto Comprova. A evidência foi checada por GaúchaZH e pelo veículo parceiro BandNews FM.
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 15/09/2018


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras