Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos



 
Brasil_Voto.jpg



"Nosso sistema educacional é uma catástrofe!"

O nosso país precisa pegar no tranco! Essa é uma expressão coloquial brasileira que significa pegar rápida e vigorosamente. O nosso sistema político e nossa democracia são demasiado frágeis se comparados aos desafios que o Brasil previsivelmente terá de enfrentar nas próximas duas décadas.
O momento conjuntural que estamos vivendo ilustra muito bem esta afirmação. A dificuldade para aprovar no Congresso uma tímida reforma da Previdência, questão que em breve terá de ser retomada, provavelmente já no próximo mandato presidencial. Não conseguiram fechar o Orçamento de 2018! Carregaremos um déficit de 180 bilhões de reais. Nosso sistema educacional é uma catástrofe. Nosso déficit em saneamento é uma vergonha, metade dos bairros dos municípios do país, não está conectado à rede pública. Nossa renda anual por habitante não alcança a metade da renda de Portugal e Grécia, países pobres no contexto europeu. Para atingir o nível deles, com uma distribuição muito pior, vamos levar uma geração inteira. Ou seja, há um círculo vicioso entre pobreza e debilidade política. Para quebrar esse círculo e robustecer a capacidade decisória do país, teremos de fazer uma reforma política enérgica e abrangente. Essa reforma está nas mãos de um presidente que se não bem escolhido pelo povo não levará a lugar nenhum e continuaremos na mesma marmelada como vivemos há 33 anos.Que Deus se apiede de nós! O povo não entende de economia e fica se esguelando em defesa de partido e não de um homem que seja capaz de colocar o país nos trilhos!
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 24/09/2018


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras