Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos







Imagem relacionada
 
"Origem da expressão, bêbado como um gambá!"
Gambás são atraídos por bebidas, especialmente cachaça, explica Ari Riboldi no livro O Bode Expiatório: Origem de Palavras, Expressões e Ditados Populares com Nomes de Animais: “Põe-se um pouco da bebida num pote. O bicho vem, guiado pelo cheiro, bebe tudo e, em seguida, cai embriagado”.
Atenção: ao se referir a um amigo alcoolizado, só use a expressão “bêbado como um gambá literalmente” se ele realmente for um gambá.
Segundo nos explica o professor Ari Riboldi, no seu livro O Bode Expiatório, a expressão deve-se ao fato de o gambá ser facilmente atraído pela cachaça, também conhecida como aguardente.
A bebida é utilizada para capturar o animal. Põe-se um pouco de bebida num pote, o bicho vem guiado pelo cheiro, bebe tudo e, em seguida cai embriagado.
Lamentavelmente, no campo e na cidade, há também, um elevado número de humanos que se tornam, diariamente, gambás. E nessa condição, além dos danos à própria saúde, provocam acidentes e cometem delitos,especialmente, em maior escala nas cidades!
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 10/10/2018


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras