Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos

102012449_univ_cnt_4_lg.jpg
"A montanha das mil línguas!” II

Incrível diversidade

No quinto século AEC, o historiador grego Heródoto escreveu: “Muitas e todo tipo de nações residem no Cáucaso.” Por volta do início do primeiro século EC, outro historiador grego, Estrabão, registrou informações sobre 70 tribos nessa região. Cada tribo tinha sua própria língua e vinha tratar de negócios em Dioscurias, que hoje fica na cidade de Sukhumi, no mar Negro. Décadas depois, um erudito romano chamado Plínio, o Velho, escreveu que os romanos precisavam de 130 intérpretes para fazer negócios em Dioscurias.

Hoje, o Cáucaso é o lar de mais de 50 grupos étnicos. Cada um tem seus próprios costumes, e muitas vezes suas roupas, arte e arquitetura são bem peculiares. Pelo menos 37 línguas nativas são faladas ali — algumas por milhões de pessoas, outras restritas a alguns povoados. A região de maior diversidade linguística é a República do Daguestão, na Rússia, onde existem cerca de 30 grupos étnicos nativos. Até agora, não se conhece ao certo as relações linguísticas entre todos esses idiomas e sua relação com outros grupos linguísticos.
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 11/10/2018
Alterado em 11/10/2018


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras