Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos


990ec2c09f2bbb3635554393e11dff83.jpg
 
"Revisando Gramática!"

Assino embaixo ou assino em baixo
Assino embaixo é a forma correta de escrita desta expressão que indica uma concordância com aquilo que foi dito, feito ou escrito. Dizer  assino embaixo significa não só subscrever e endossar, concordando com o que foi dito ou escrito, como também garantir, assegurar e assumir algo com toda a certeza.
Exemplos:
Assim que você terminar a carta eu assino embaixo.
Por favor, leia a informação e assine embaixo.
Assino embaixo de tudo o que foi dito por aquele revolucionário.
Eu assino embaixo das atitudes tomadas pelos alunos.
De tudo o que ele diz ou faz, eu assino embaixo.
Após o discurso motivacional do orador, muitas pessoas gritaram que assinavam embaixo.
Embaixo é um advérbio de lugar e transmite uma ideia de posição de inferioridade, ou seja, de algo que está em lugar inferior a outro, sendo sinônimo de abaixo, por baixo, debaixo e inferiormente. Assim, será igualmente correto dizer: assino por baixo e assino abaixo.

A expressão em baixo, escrita de forma separada, existe, mas é usada apenas quando a palavra baixo assume a função de um adjetivo, caracterizando algo.

Exemplos:
Esta coluna está decorada em baixo relevo.
Continuarei falando em baixo tom de voz.
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 12/10/2018


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras