Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos

Xtoriasdacarmita: Palavras que li e guardei: Voltaire

 
"Numerologia judaica!"

Gematria é o método hermenêutico de análise das palavras bíblicas somente em hebraico, atribuindo um valor numérico definido a cada letra. É conhecido como "numerologia judaica" e existe na Torá (Pentateuco).

A cada letra do alfabeto hebraico é atribuído um valor numérico, assim, uma palavra é o somatório dos valores das letras que a compõem. As escrituras são então explicadas pelo valor numérico das palavras.

Tal lógica estava presente na produção de midrash e consolidou-se durante a Idade Média, próximo à época das cruzadas, mas ainda é utilizada, compilada primeiramente no Talmude e posteriormente em tratados da Cabala.

Um dos exemplos da utilização da guemátrica é a interpretação da palavra chai que significa vida. Esta é composta pelas letras numéricas 10 e 8, portanto o seu valor é 18. Esse número possui uma série de significados a partir de contas e deduções. Por exemplo, 1 + 8 = 9. O 9 é o maior algarismo existente em nosso sistema numérico. Assim também é a vida do ser humano, se acha o maior de todos, capaz de alterar tudo o que existe no mundo e o controlar. Ao mesmo tempo quando o 9 é unido a qualquer outro número e aplicada a "prova dos 9" ele é incapaz de modificar a essência de um número .... assim sendo, por exemplo 6+9=15 sendo que 1+5=6 , ou seja, a essência do número permanece. Desta forma a vida do ser humano é supostamente poderosa, mas na prática insignificante.

Ao mesmo tempo o número 1, que sempre representa Deus, por causa do Monoteísmo, parece o menor dos algarismo, entretanto o 1 é o único número que é capaz de formar todos os outros, isso provaria, segundo a guemátria, que Deus é o criador de todas as coisas.
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 14/10/2018


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras