Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos

foto-3190.jpg
 
É hora de botar a barba de  molho,diz  o ditado!

"Retrato da crise venezuelana!"
Além  dos  nossos  pobres, o Brasil está arcando  com  a chegada de milhares de  venezuelanos com os quais dividimos o nosso pão! Até quando?

A inflação na Venezuela em 2017 atingiu 2,616% fazendo com que a geração de riqueza no país caísse 15%. Estima-se que em 2018 a inflação atinja incríveis 13,000%.

Migração forçada
A realidade de pobreza extrema está forçando os venezuelanos a migrarem para os países vizinhos. A maioria está indo para a Colômbia e Brasil nas cidades de Boa Vista (RR) e Pacaraiama (RR).

Números atuais fornecidos pela Casa Civil apontam que em um ano, 127.778 venezuelanos cruzaram a fronteira de Pacaraima (RR) e que até agora mais da metade seguiu para outros destinos ou voltaram para a Venezuela.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), diz em seu site que há mais de 20 organizações ligadas às Igrejas que atuam em Boa Vista e Pacaraima.

Como a maior parte dos benefícios oferecidos pelos poderes públicos é destinada aos imigrantes que estão em abrigos, indica o site, “as iniciativas desses grupos e, especialmente das organizações católicas, tentam estender a mão para os que não conseguem lugar nos abrigos”.

Ter compaixão do próximo
Muitas pessoas têm comentado nas redes sociais, quando citamos a situação de outros países como a Nicarágua, que devíamos olhar também para os problemas do Brasil. É certo, mas, sempre existe um “mas”.

Ter compaixão dos nossos vizinhos nos faz também abrir os olhos para que políticos e governos oportunistas não assaltem nossa nação.
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 14/10/2018


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras