"Linguística textual!"
A Linguística textual é um objeto de investigação não sendo a penas uma palavra isolada mas, um texto de manifestação da linguagem. A diferença entre texto e linguística textual não é apenas quantitativa, mas qualitativa, pois enfatizam estruturas utilizadas na constituição de textos. A linguística apresenta vertentes que diferem de coesão textual, tais como: informatividade, intertextualidade e situacionalidade.(assunto que veremos,isoladamente, na próxima postagem)
A coesão textual tem sido estudada na forma de prioridade na área da Linguística Textual, embora fundamentadas em pressupostos comuns difiram uma da outra, uma vez que a linguística apresenta propriedades estruturais e a gramática tem o objetivo de apresentar a constituição do texto. A preocupação de estudiosos com o padrão da textualidade e produção de textos leva a apontar critérios de formação e ainda pressupostos da semântica que realçam um estudo mais elaborado do texto.
É preciso que em um texto haja a coerência e a presença da Linguística textual para um bom entendimento das ideias repassadas ao leitor, pois um texto não é apenas um conjunto de palavras isoladas, ele apresenta propriedades gramaticais contidas de coesão e coerência, apresentando princípios de constituição de texto e língua. Assim, a Linguística textual é responsável pelo padrão da textualidade bem como o processo de produção do texto, ambos visam o relacionamento entre estrutura e interpretação. Como decorrência, apresenta a Linguística como um ato de comunicação unificada repassada através da manifestação da linguagem.
Bibliografia:
KOCH, Ingedore Villaça. O que é a lingüística textual. In: A coesão textual. 7 ed. São Paulo: Contexto, 1994.
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 12/01/2019