Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos

estrada-sob-as-montanhas.jpg

 
"A SERRA DO ROLA-MOÇA!"


Mário Raul de Morais Andrade foi um poeta, escritor, crítico literário, musicólogo, folclorista, ensaísta brasileiro,orgulho dos que amam a Literatura.
Certamente,com o luto que se instaurou em Brumadinho, devido o descaso dos políticos , o nosso poeta se rebelou! Não digo que tenha se levantado do túmulo para protestar, pois acredito em Reencarnação e, por isso,deve estar em algum lugar deste Mundo, tão indignado quanto eu. Caso contrário, a revolta também se apoderou dele pela devastação da beleza das imediações da serra, que ele a deixou tão famosa através da poesia ,que nossos livros escolares registraram e a criançada lia e apenas imaginava! Atualmente, estamos com ela no sentimento ,pois o descaso das autoridades a deixaram mais pobre,pelo os que a conheceram  podem atestar e pelo que pesquisei e está grafado logo abaixo! Estou desolada porque é pouco ou quase nada expressado sobre as perdas ecológicas, com o desmoronamento da barragem de Brumadinho,fruto do descaso e do capitalismo que devorou gente e tudo que havia naquele espaço.
Toda fauna que é ambulante, as que andavam por Brumadinho também se despediram com a tragédia!Esta não pode ser vista,mas a flora está com uma visão escancarada da destruição.
O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, situado na região metropolitana de Belo Horizonte, é uma das mais importantes áreas verdes no estado brasileiro de Minas Gerais. Rola-Moça tem 3 941,09 ha de área e seu território está distribuído entre os municípios de Belo Horizonte, Brumadinho, Nova Lima e Ibirité.
Flora
O parque possui espécies como: ipê, cambuí, aroeira branca, xaxim, sangra d'água, canela, unha-de-vaca, pau-d'óleo, quaresmeira, cangerana, cedro, carne-de-vaca, cambotá, pau-ferro, pequi, jacarandá do cerrado, ipê-cascudo, murici, jatobá-do-cerrado, pau-santo, pau-de-tucano, araticum e canela-de-ema. Na região foram identificadas 25 espécies da família Bromeliaceae com destaque para o gênero Dyckia, o mais representativo em espécies. Eduandrea selloana, Cryptanthus schwackeanus, Dyckia consimilis, D. densiflora, D. macedoi, D. simulans, D. schwackeana, D. trichostachya, Vriesea longistaminea e V. minarum encontram-se citadas na Listas das Espécies da Flora e da Fauna Ameaçadas de Extinção do Estado de Minas Gerais.
Fauna
O Rola-Moça possui uma mastofauna bastante diversificada, incluindo: onça parda, jaguatirica, gato mourisco, gato do mato, lobo-guará, raposa, mão-pelada, coati, irara, lontra, ouriço, preá, tamanduá-de-colete, tatu-peba, tatu-galinha, caititu, veado-virá, veado campeiro, guigó e mico-estrela.
A Serra do Rola Moça não merecia novamente ser lembrada por uma tragédia!
Pesquisa Google.
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 02/02/2019


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras