Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos

Pobreza.jpg

 
"Ajuda humanitária à Venezuela!"

A meu ver a Ajuda humanitária é em certos casos o uso político da mesma! Por um dos lados combatentes pode até existir a possibilidade de agravar o conflito e prolongá-lo,como ocorre na Venezuela.
Por aonde andam as ONGs na Venezuela? Será que não tem? As ONGs que promovem a ajuda humanitária parece que não estão preocupadas, principalmente, em buscar doadores e nem sequer aumentar sua visibilidade, tendo como prioridade atender aos refugiados e outros tantos famintos. Acho que esse problema contribui para o fracasso de várias missões humanitárias já que elas acabam sendo seletivas em suas escolhas. Muitos se dão bem nessas situações!
Além disso, as intervenções da ajuda humanitária vão contra os princípios de não intervenção e soberania dos Estados.
Acredito que os Estados usam os motivos humanitários como pretexto para atingirem interesses próprios. Os Estados confundem as razões para intervir. Essas intervenções humanitárias são imprudentes pois não atendem aos interesses nacionais!
A União Europeia é o principal doador em questões de ajuda humanitária a nível global. Contudo, parece que não se manifestou em relação à Venezuela! Esta ajuda financeira, que se reverte em fornecimento de bens, de serviços ou de assistência técnica, destina-se a ajudar,  a prevenir e a enfrentar as situações de emergência resultantes de crises, que afetam gravemente as populações fora da União, quer se trate de catástrofes naturais, de origem humana, quer de crises estruturais!
A ação da União Europeia é baseada nos princípios humanitários fundamentais de humanidade, de neutralidade, de imparcialidade e de independência! Muito bonito! Mas, são países desenvolvidos e ricos,não os em desenvolvimento como é o caso do Brasil.Enviou toneladas de alimentos e remédios à Venezuela.Teriam sim, que se unirem
e tirarem Maduro da cadeira a fim de que o país volte a caminhar com
as próprias pernas.Enquanto nossos pobres não estão sendo valorizados como devia,caminhões de alimentos correm o risco de serem estragados porque Maduro não permite a entrada dessa ajuda advinda do Brasil e outros!
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 23/02/2019


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras