Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos


 

"Diferença entre sessão, seção, secção e cessão!"

É bom relembrar e além disso,prestar atenção ao usá-las: Está  muito bem  explicadinho!Sessão, seção, secção ou cessão.

Estas quatro palavras existem na língua portuguesa e estão corretas.

Sessão, seção e cessão são palavras homófonas, ou seja, são pronunciadas da mesma forma, mas são escritas de forma diferente e têm significados diferentes.

Qual é a diferença entre sessão, seção, secção e cessão?
Sessão, com ss, indica principalmente um intervalo de tempo em que algo acontece:
sessão da Câmara e do Senado para aumentar o salário;
sessão da Câmara e do Senado para revogar leis em benefício do povo,poucas para aprovar;
sessão de cinema;
sessão da tarde;
sessão família;
sessão espírita;
sessão fotográfica.
Seção ou secção, com ç, indica principalmente uma subdivisão ou parte de um todo:

seção eleitoral / secção eleitoral;
seção judiciária / secção judiciária;
seção de moda / secção de moda;
seção do jornal / secção do jornal;
seção de limpeza / secção de limpeza.
Cessão, com c inicial, indica principalmente o ato de ceder, transferir:

cessão de bens;
cessão de direitos;
cessão de crédito;
cessão de quotas;
cessão de herança.
O que significa “sessão”?
A palavra sessão se refere a um intervalo de tempo em que alguma coisa acontece, podendo ser uma reunião, uma assembleia, um espetáculo, uma consulta ou qualquer atividade específica. Pode significar também um termo lavrado de depoimento.

Exemplos com sessão:

Você quer ir comigo ao cinema ver o filme da sessão das dez horas?
A modelo está na sessão de fotografia.
Caso não haja acordo entre os congressistas, será marcada uma nova sessão.

O que significa “seção” e “secção”?
As palavras seção e secção se referem a uma divisão, a uma parte de um todo. Significam ainda uma repartição de um serviço público ou privado. São sinônimas de divisão, subdivisão, parte, fração, segmentação, repartição, departamento, setor, entre outras.

Seção e secção são formas gráficas variantes. Seção é a forma utilizada no português falado no Brasil e secção é a forma usada no português falado em Portugal.

Exemplos com seção:

Não sei qual a minha seção eleitoral.
No supermercado há a seção das frutas e dos legumes.
Nesta revista, criaremos uma seção de moda e uma seção de entretenimento.
Exemplos com secção:

Não sei qual a minha secção eleitoral.
No supermercado há a secção das frutas e dos legumes.
Nesta revista, criaremos uma secção de moda e uma seção de entretenimento.

O que significa “cessão”?
A palavra cessão se refere ao ato de ceder, de transferir ou transmitir um bem ou um direito. Significa ainda uma renúncia ou desistência. É sinônima de cedência, entrega, transferência, transmissão, concessão, entre outras.

Exemplos com cessão: lembre-se de ceder.

Foi autorizada a cessão dos bens das vitimas aos herdeiros legais.
Terei que assinar um documento de cessão de meus direitos autorais.
Aquela escola faz cessão de livros à estudantes carentes.

Espero que tenha valido a pena postar!Um abração
.
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 27/04/2019


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras