Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos

A Independência do Brasil foi efetivada em 7 de setembro de 1822


Penso que  muitos brasileiros  esqueceram  ou  não  aprenderam que o Decreto de Independência do Brasil foi assinado por D. Leopoldina
Em 13 de agosto de 1822!
Pedro I nomeou sua esposa, Leopoldina da Áustria, Chefe de Estado e Princesa Regente interina do Brasil. Fez isso, porque precisava partir em viagem à província de São Paulo a fim de resolver por lá ,alguns conflitos políticos que poderiam inviabilizar o processo de Independência.
Pedro I permaneceria em São Paulo até 5 de setembro. Entretanto, o clima nas Cortes, em Lisboa, já estava bastante tenso, sobretudo após Pedro I ter se recusado a voltar para o país natal. Após receberem mais um ultimato, Leopoldina, na condição de chefe político interino, convocou o Conselho de Estado no Rio de Janeiro e assinou, em 2 de setembro, um decreto declarando o Brasil oficialmente separado de Portugal.
Contudo, fomos declarados  livres,libertos de Portugal,mas  continuamos até  os dias de  hoje, um  povo sofrido e  preso às amarras da corrupção e do  jugo de  políticos inescrupulosos que não desejam trabalhar em  prol da verdadeira Democracia,porque essa que  eles tanto apregoam  é  uma  legítima  porcaria para o  povo,mas  muito especial e ótima  para eles que devoram  o dinheiro das arrecadações em benefício  próprio.Estamos sim, liberados como  país,mas como  povo,a  pior humilhação,pois o povo,na  maioria vive de  migalhas,sem dignidade,nem respeito das autoridades que se dizem defensoras do  nosso  povo e da soberania do  nosso  país! Ultimamente,  vilipendiado  por  um  bando de safados que se  preocupam apenas em difamar  nossa Pátria lá fora! Que a  independência  propriamente dita , um  dia possa ser vivida pelos  nossos netos,podendo  orgulhosamente  proclamar e  usar essa  palavra tão significativa:Independência!
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 07/09/2019
Alterado em 07/09/2019


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras