Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos


xser-professor.jpg.pagespeed.ic.hM4s3QnEkM.jpg


professor-melhore-a-relacao-em-sala-de-aula-com-sua-turma-noticias.jpg

 

"Professores!"

 
P arabéns e muitos anos de vida aos aposentados!

R ogo a Deus para conservar a todos com lucidez

O teu coração é cheio de amor e muita dedicação

F oste preparado para uma missão divinal, ensinar

E sclarecendo as dúvidas e eliminando barreiras

S omos todos os artífices da transmissão do saber

S eremos sempre pelos bons alunos lembrados

O nosso prêmio é ver o aluno bem sucedido na Vida

R ecebe pouco pelo que faz, mas continuamos

E por isso, somos batizados de professores

S empre enquanto vivermos, seremos professores!

29785-mini.jpg?v=1389972439
Preciosa  crônica como  interação  do  nobre  póeta Jacó Filho, a qual me deixa orgulhosa:

                              " PROFESSOR!"

Quando acompanhava minha mãe de criação à escola, me sentia um privilegiado, porque mais de uma vez, no primeiro dia de aula,ouvi a diretora se dirigindo à classe para desejar um bom ano letivo e fazer as recomendações de praxe que terminavam quase sempre alertando as crianças que seriam tratadas como filhos, que a escola era um segundo lar e a professora uma segunda mãe.Eu tinha uma mãe de verdade, e era criado por uma professora,desta forma tinha duas mães. Até o final da década de setenta,ser professor no Brasil, era sinônimo de dedicação e até de status social.Em 1975, certo dia, fui a uma agência de um banco de uma cidade do interior de Rondônia e havia um senhor fazendo o cadastro para obter um empréstimo e quando o gerente lhe perguntou qual sua profissão, ele respondeu com a maior naturalidade: marido de professora.Eu achei a cena engraçada, mas por preconceito, pelo fato do elemento ser sustentado pela esposa.Durante a década de oitenta e os primeiros anos de noventa,os professores perderam o incentivo para continuarem sua missão, mesmo nas escolas particulares com algumas exceções, faltam-lhes estrutura de vida e trabalho, tornando-os vítimas da própria vocação. Por tudo isso, o mestre que foi no passado um segundo pai ou uma segunda mãe, é hoje, mais um profissional desamparado a quem entregamos nossos filhos para a complexa missão de educá-los.Mais uma vez 'reedito' essa crônica como homenagem aos professores,e um alerta da ameaça ao nosso futuro, se o quadro atual não for diagnosticado e remediado...

 
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 15/10/2019
Alterado em 19/10/2019


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras