Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos

images?q=tbn%3AANd9GcTQ0Z24EkT2c9-xx1aHNxMPhTtWX4TwDrthIbzI82Hcqj8TF6Ew


Espinha  ou espinho de  peixe?!"

Peixes têm 
espinha. Plantas têm espinho. Assim, essas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas, mas devem ser usadas em situações diferentes. Espinha se refere, principalmente, à coluna vertebral, ao esqueleto dos peixes e a erupções cutâneas. Espinho se refere, principalmente, a algo pequeno, duro e pontiagudo, podendo ser um órgão de algumas plantas, um revestimento do corpo de alguns animais ou qualquer objeto. São palavras sinônimas apenas no sentido de uma situação difícil e complicada ou aquilo que causa preocupação.
Exemplos:
Este peixe é bom,mas têm muitas 
espinhas.
O menino se feriu nos espinhos da roseira.

A palavra espinha tem sua origem na palavra em latim spina e pode significar: a coluna vertebral, o esqueleto dos peixes, uma erupção cutânea, uma situação difícil e complicada, aquilo que causa preocupação e a parte mais elevada das montanhas, sendo sinônima de coluna, coluna vertebral, esqueleto, osso, acne, encrenca, aperto, dificuldade, preocupação, inquietação, aflição, cume e topo, entre outras.
Exemplos:
Acabei de tirar as
espinhas dos peixes.
Sentiu arrepios  na espinha com  o recado.
Adolescentes têm  muitas
espinhas  no rosto.
É uma 
espinha que  jamais se resolve em  minha Vida!
A palavra espinho tem sua origem na palavra em latim spinus e pode significar: um órgão de plantas duro e pontiagudo, um objeto pequeno, duro e pontiagudo, uma situação difícil e complicada, aquilo que causa preocupação, a ponta de uma faca ou uma espécie de arbusto, sendo sinônima de acúleo, ferrão, aguilhão, espeto, pico, bico, encrenca, aperto, dificuldade, preocupação, inquietação, aflição e lambedeira, entre outras.
Exemplos:
Não se  machuque  nos espinhos da laranjeira.
O  ouriço tem  o corpo revestido de espinhos.
O pedinte  é  um espinho que  me atormenta sempre!

Atenção!
O esqueleto dos peixes é denominado de
espinha. Paralelamente a isso, alguns peixes também possuem espinhos apenas nas barbatanas, cuja função é auxiliar na defesa contra predadores,não esqueçam disso!
Bem explicadinho  para não esquecer  jamais! Bela semana,  meus amados!


Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 02/02/2020


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras