|
Espinha ou espinho de peixe?!"
Peixes têm espinha. Plantas têm espinho. Assim, essas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas, mas devem ser usadas em situações diferentes. Espinha se refere, principalmente, à coluna vertebral, ao esqueleto dos peixes e a erupções cutâneas. Espinho se refere, principalmente, a algo pequeno, duro e pontiagudo, podendo ser um órgão de algumas plantas, um revestimento do corpo de alguns animais ou qualquer objeto. São palavras sinônimas apenas no sentido de uma situação difícil e complicada ou aquilo que causa preocupação.
Exemplos:
Este peixe é bom,mas têm muitas espinhas. O menino se feriu nos espinhos da roseira.A palavra espinha tem sua origem na palavra em latim spina e pode significar: a coluna vertebral, o esqueleto dos peixes, uma erupção cutânea, uma situação difícil e complicada, aquilo que causa preocupação e a parte mais elevada das montanhas, sendo sinônima de coluna, coluna vertebral, esqueleto, osso, acne, encrenca, aperto, dificuldade, preocupação, inquietação, aflição, cume e topo, entre outras.
Exemplos:
Acabei de tirar as espinhas dos peixes.
Sentiu arrepios na espinha com o recado.
Adolescentes têm muitas espinhas no rosto.
É uma espinha que jamais se resolve em minha Vida!A palavra espinho tem sua origem na palavra em latim spinus e pode significar: um órgão de plantas duro e pontiagudo, um objeto pequeno, duro e pontiagudo, uma situação difícil e complicada, aquilo que causa preocupação, a ponta de uma faca ou uma espécie de arbusto, sendo sinônima de acúleo, ferrão, aguilhão, espeto, pico, bico, encrenca, aperto, dificuldade, preocupação, inquietação, aflição e lambedeira, entre outras.
Exemplos:
Não se machuque nos espinhos da laranjeira.
O ouriço tem o corpo revestido de espinhos.
O pedinte é um espinho que me atormenta sempre!Atenção!
O esqueleto dos peixes é denominado de espinha. Paralelamente a isso, alguns peixes também possuem espinhos apenas nas barbatanas, cuja função é auxiliar na defesa contra predadores,não esqueçam disso!
Bem explicadinho para não esquecer jamais! Bela semana, meus amados!
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 02/02/2020
|