Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos




 
São Brás
"São Brás,protetor da garganta e da voz!"

Nascido na Armênia, São Brás formou-se em medicina, mas seu coração clamava por Deus. Em constante dúvida sobre sua profissão e seu destino, ele se isolou em uma caverna por vários anos buscando a verdadeira luz interior. Durante esse período de sua vida, a população principalmente da região da Capadócia, ficou sabendo do homem santo que morava em uma gruta e começaram a ir visitá-lo em busca de cura para seus males.

A energia de paz que Brás transmitia era tão grande que a harmonia era visível até mesmo entre os animais que habitavam a volta de sua caverna. Quando o bispo local faleceu, as pessoas dos povoados ao redor foram até Brás para solicitá-lo que ele comandasse a Igreja local, o santo então aceitou o cargo, dedicou-se ao estudo para virar padre, e mais tarde bispo. Ergueu sua casa próxima à gruta onde morou, esta se tornou uma Diocese e daquele local coordenava todas as Igrejas da região.

O tirano Agrícola, prefeito da cidade de Sebaste, na Capadócia usava de animais selvagens para torturar os cristãos que ele capturava. Seus crimes eram encobertos pelo Imperador Licinius Lacinianus. Ao chegar ao local da Diocese os capachos de Agrícola notaram que os animais viviam em harmonia e relataram este incidente ao prefeito. Com muito ódio, Agrícola descobriu que era Brás o responsável por aquela situação e mandou prendê-lo.

São Brás ficou preso por muito tempo e foi torturado pois não abria mão de sua fé. Mesmo, em tal situação ele ainda atendia na prisão os seus fieis que buscavam por milagres. A fúria de São Brás que o levou a morte foi quando duas mulheres foram escondidas à prisão para limpar suas feridas, ao perceber o ato, os guardas as prenderam e as mataram. Com muito sofrimento, Brás entristecido gritou contra os guardas e o prefeito, ordenou que Brás fosse jogado em um lago fundo para morrer afogado. Ao ser atirado, nada lhe aconteceu e ele voltou à margem andando sobre as águas. Ao chegar em terra, Agrícola mandou decapitá-lo e somente assim, em 03 de fevereiro de 316, Brás encontrou a sua morte.



"Milagre que nomeou São Brás o Santo da Garganta!"

Enquanto estava na prisão, Brás foi visitado por uma mãe desesperada pois seu filho estava engasgado com um espinho e já estava roxo pela falta de ar. São Brás fechou os olhos e rezou em nome do Senhor, pedindo um milagre e fez o sinal da cruz na garganta da criança, que em seguida cuspiu o espinho.

Por isto até hoje nas Igrejas de São Brás é de costume em seu dia os fiéis rezarem por sua intercessão e usarem duas velas acesas em formato de cruz sobre a garganta.


"Oração a São Brás!"
Ó glorioso São Brás, que restituístes com uma breve oração a perfeita saúde a um menino que, por uma espinha de peixe atravessada na garganta, estava prestes a expiar, obtende para nós todos a graça de experimentarmos a eficácia do vosso patrocínio em todos os males da garganta.

Conservai a nossa garganta sã e perfeita para que possamos falar corretamente e assim proclamar e cantar os louvores de Deus.

São Brás, rogai por nós. Amém.



A bênção de São Brás:

Por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, livre-te Deus do mal da garganta e de qualquer outra doença. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo,amém!

 
Maria Augusta da Silva Caliari e pesquisa e imagem do Google
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 03/02/2020


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras