Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos

Vê ou ver: quando devo usar cada um?
"Formas corretas de vê e ver!"

Em algumas regiões do nosso imenso país, a pronúncia do R em final de palavra é tão fraquinho que quase desaparece: em Minas Gerais, por exemplo, na fala coloquial pronuncia-se “colocá”, “brincá” e “nadá” em vez do soante “colocar”, “brincar” e “nadar” dos paulistas.
Essa é uma riqueza cultural do Brasil, característica de sua diversidade. Porém, a escrita é unificada e normatizada, e não dá para confundir quando coexistem as duas formas: vê ou ver,não  é  mesmo.Contudo,bem explicadinho é fácil,muito simples!

Vê ou ver. Tanto vê como ver são formas corretas de escrever no português brasileiro.
Ver é uma forma do verbo em seu infinitivo, enquanto vê  é a forma conjugada do verbo ver em terceira pessoa do singular do presente do indicativo (como ela ) ou na segunda pessoa do singular do imperativo (como tu). Diferença entre ver e vê Vê ou ver: quando usar? Não se desespere, é muito fácil. Vamos, primeiro, diferenciar as duas palavras: ver é o verbo no infinitivo,isto é, o nome do verbo e é a forma verbal conjugada na terceira pessoa do singular no presente do indicativo.Ele vê. Para não se perder, acompanhe a conjugação completa: eu vejo;tu vês; ele vê;nós vemos;vós vedes;eles veem(verbo ver) Ficou na dúvida ainda? Exemplos! Quero vê ou quero ver, como se escreve? Basta alterar a pessoa do primeiro verbo. Eu quero ver como se escreve., tu queres ver, ele quer ver etc. Assim, aqui está sendo usado o infinitivo e não o verbo flexionado. Ele vê ou ele ver? Vamos usar o mesmo processo, flexionando o pronome: eu vejo, tu vês, ele vê etc. Viu a diferença entre ver e vê? Significado de :Viu como não é complicado? tem sempre um sujeito que pode ser substituído por ele. Uma outra dica é conjugar o verbo em outro tempo e modo, só para tirar a dúvida. Vamos tentar o pretérito perfeito, usando os exemplos anteriores? eu quero ver, eu quis ver (no passado); ele , ele viu (no passado). A palavra é usada, nesse caso, na terceira pessoa, mas ela também pode ser usada com a segunda pessoa do singular (tu) no modo imperativo afirmativo.  Exemplos do uso de vê: Diariamente, Manuela assiste a filmes e séries enquanto Paulo jornais na televisão. bem! Tu sabes que não gosto de confusão! Tudo que ele é a desintegração do partido. Significado de ver .O verbo ver pode ser usado em muitos sentidos, como presenciar, reparar, olhar, enxergar, calcular, supor, entre outros. Depende do contexto em que aparece. Nos exemplos a seguir fica mais claro: Veja a conta, por favor! Ela está vendo quanto vai gastar nas férias. Viu como está chovendo? Mariana verá que estou falando a verdade.
Acho que está bem fácil para recordar o aprendido  lá atrás,não  é? Boa  leitura,meus amados!
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 08/02/2020


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras