Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos

Mini+Mature+Woman+e+Young+Man.jpg
 
"Existe diferença de idade para  amar?!"

O que fala  mais alto  numa relação  é    a  reciprocidade,  o carinho,  o respeito e a vontade de viver  uma  plena realização amorosa! Contudo, a sociedade, especificamente,  a brasileira, não pensa assim!

Costumamos pensar que ,os casais com muita diferença de idade só são encontrados entre as celebridades ou pessoas famosas, mas não é ! Esses casais não costumam ser bem vistos entre os familiares e os amigos, sobretudo ,quando a mulher é a pessoa mais velha da relação.
Casais nos quais a mulher é bem mais velha que o homem são, geralmente, mal vistos.

Isso não quer dizer que, por esta razão, se formem menos uniões deste tipo, mas é verdade que temos sido educados em uma cultura que não vê com os mesmos olhos, uma relação na qual o homem é o mais velho, ainda que sejam mais anos de diferença, e outra na qual a mulher é a mais velha.

Um casal com diferença de idade na qual a mulher é a mais velha é sinônimo de rejeição social.Ninguém  pensa  na afinidade das Almas  que  jamais envelhecem! Em casos contrários a este, ou seja, quando um homem “maduro” apresenta a sua jovem namorada, todos os seus amigos e familiares o felicitam por sua grande conquista, querem imitá-lo, etc. Quando a mulher leva para a casa o seu namorado bem mais jovem, suas amigas a olharão com um pouco de inveja, é verdade, pois gostariam de  ocupar  o  lugar  dela!  Mas é  mais difícil que aceitem essa união.
Ainda é mais habitual que os homens conquistem as mulheres mais jovens do que vice-versa!
 É provável que os dois queiram ser vistos em público e que ambos frequentem   lugares  comuns, simplesmente, para demonstrarem que  o amor  é acima de tudo e não se vergonham jamais do que os socialites dirão.
Se decidem falar sobre a relação com a família, pode ser que tenham que suportar todo tipo de pressões de ambos os lados, bem como também uma “crucificação” por parte de colegas, amigos e familiares, sobretudo os da mulher. Isto pode afetar a força do casal e a sustentabilidade do vínculo,se essa união for baseada em bens  materiais de ambos  os  lados!

É comum ,também ,que surjam medos, inseguranças e ciúmes, especialmente por parte da mulher que não se garante totalmente! A concorrência com outras mulheres mais jovens pode transformá-la em uma ciumenta crônica ou patológica, por exemplo,deteriorando o que começou  lindamente!

Seria necessário analisar o porquê de uma relação com tanta diferença de idade. As mulheres acham que desta maneira se sentem mais jovens e são mais felizes, mas isso não tem que ser necessariamente assim. Sim, é bom para que a mulher se dedique mais a sua aparência, aumente sua autoestima, se sinta renovada, mas isso também pode ocorrer no início de qualquer relação afetiva,enquanto  os valores materiais falarem  mais  alto!

Em primeiro lugar, por que um homem mais velho quer sair ou começar uma relação com uma garota mais jovem do que ele? Bem, pelos mesmos motivos que as mulheres maduras saem com rapazes que poderiam ser até seus filhos. Não podemos, neste ponto, precisar os motivos.

Sim, também é verdade que em certas etapas da vida, sobretudo após os 50 anos, os homens  já se sentem velhos,pois começam os encontros com  urologista, o cardiologista,a barriga  se  salienta, a calvice vem surgindo e, uma das maneiras de rejuvenescerem é ter uma namorada bem mais jovem do que eles, além de começarem a frequentar academias, tirar a barba ou se vestirem mais jovialmente. É  nesta fase que o relacionamento de umcasal se deteriora,muitas vezes,porque a   mulher também entra  na fase da  menopausa,tornando-se frígida .Oportunizando ao homem ir em busca de  uma  belezinha que  o satisfaça!
Neste caso, a sociedade interpreta mal as intenções da garota, não do homem, porque tende a se pensar que ela está com ele por conveniência e não por amor verdadeiro. Bom, isso pode ocorrer se o homem é um multimilionário, mas caso contrário, trata-se de uma ideia infundada.

Em ambos os casos, como podemos ver, o papel da mulher é sempre o mais mal visto, e não o do homem,infelizmente. Se deixássemos de lado os “pré-conceitos”, talvez começássemos a aceitar a qualquer casal, sem nos importarmos com a diferença de idade, a raça, a religião ou o status social de seus integrantes, porque  o que é  importante  mesmo é  o amor que  nasceu entre ambos,mesmo  por que a Alma  não tem  idade!
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 05/03/2020


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras