Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos

Entenda a diferença entre o Jesus de Nazaré e o Jesus Cristo


"Jesus de Nazaré e Jesus Cristo!"

Sempre me empolgo ao ouvir Jesus de Nazaré e,outras vezes, Jesus Cristo. Oras, tem diferença? Acho esquisito mas, a rigor, tem diferença,sim! Embora,sejam duas maneiras diferentes de classificação, a pessoa é a mesma,não é? Jesus. Contudo, essa diferenciação, se torna importante e, até necessária, quando se quer indicar as características mais específicas da vida de Jesus.
Jesus de Nazaré, o homem histórico que nasceu de uma mãe, cresceu e desenvolveu-se, neste Mundo, em uma cultura específica, esteve sujeito às leis, entrou nos conflitos políticos, partilhou das esperanças de Seu povo, sorriu, chorou e morreu como qualquer outro homem! “Jesus de Nazaré” e “Jesus Cristo”, momentos, optamos pela primeira forma, ora pela segunda. A rigor, essas são duas formas distintas entre si, Fazer essa distinção, em muitos momentos, não representa exageros conceituais ou rigorismos linguísticos, mas torna mais clara e precisa a nossa comunicação. Em outras palavras, a pessoa de Jesus pode ser vista tanto pelo prisma histórico – tem-se, então, o Jesus de Nazaré – quanto pelo prisma da fé – neste caso, tem-se o Jesus Cristo. Em se tratando de Jesus, tanto o homem histórico quanto o homem da fé se unem e se complementam, tendo em vista sua missão e sua existência espaço-temporal. O Evangelho de Mateus (1,1-16) discrimina a genealogia de Jesus de Nazaré. Analisando-a com mais cuidado, percebe-se a confluência de dois aspectos de sua existência: Jesus enquanto cumprimento de uma profecia que se realizou em um determinado momento do tempo e do espaço e sua presença enquanto ser vivente no mundo em meio aos outros homens e imerso em uma cultura específica.
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 14/05/2020
Alterado em 14/05/2020


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras