Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos


Mulheres fazendo compras na Ceilandia, em Brasília




Demais doenças foram engolidas pelo Covid-19!"



Demais doenças foram engolidas pelo Covid.Todas mataram pessoas mas, o Covid ganhou a culpa e bem sabemos o porquê,pessoal! A gripe espanhola de 1918 começou nos Estados Unidos. O zika estava restrito às ilhas da Polinésia Francesa, no Oceano Pacífico, mas atravessou o mundo e virou preocupação no Brasil. A gripe suína de 2009 brotou em fazendas do México antes de colocar o mundo inteiro em pânico. O Sars-CoV-2, coronavírus causador da covid-19, foi detectado pela primeira vez na cidade de Wuhan, na China.

Mas, afinal, o que define o local e a hora de nascimento de uma pandemia? E quais características permitem que um vírus até então pouco conhecido comece a afetar, de uma semana para outra, milhares ou milhões de pessoas de todos os continentes?

Os conhecimentos básicos de Biologia até podem explicar o processo. Mas as transformações sociais, políticas e econômicas pelas quais o mundo passa atualmente deixam o cenário favorável para que novas crises sanitárias desse tipo fiquem ainda mais comuns daqui para frente.

Receita básica:

Um determinado vírus pode circular por um tipo de animal rotineiramente, durante milhares de anos. Há coronavírus, por exemplo, que só afetam morcegos, gatos ou camelos. Mas, ao longo desse processo, pode acontecer alguma mudança que faça o patógeno pular para outra espécie.

Pesquisa:B B C News Brazil.
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 10/12/2020
Alterado em 10/12/2020


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras