Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos

Biografia de Carlos Drummond de Andrade | Associação Cavaleiros da Cultura




"Rimar flor com amor não é ser poeta!" (II )



Um Poeta é um ser que vê o que os outros não conseguem enxergar. É aquele que exterioriza sua alma, seus sentimentos, expondo sua sensibilidade. É aquele que toca os sentimentos alheios com sua poesia. É o ser sensível que consegue sentir os mínimos toques do Universo e transmitir os seus sentimentos.
Precisa gostar  de ler. Apesar de serem dois processos distintos, ler e escrever são ações complementares.
Gostar de estudar  e 
praticar e muito a escrita. Estar atento as alterações ocorridas na nossa Língua Portuguesa, estar aberto às críticas construtivas e outras nem tanto! Muitas vezes até com uma ponta de inveja e além disso, entender sobre literatura.
Encontrar seu estilo. Apesar de muitos poetas serem versáteis!
Dedicar-se para que o leitor se emocione ao ler tal  obra!
Buscar inspiração na Natureza e em tudo que ela nos agracia sem esquecer do quotidiano rica fonte de  inspiração!
Um poeta precisa ser grande  observador, se entregar totalmente a poesia, necessita possuir um vocabulário elevado, estudar a língua portuguesa, se inovar e não ser clichê.( repetição e falta de originalidade, até banalidades repetidas )
Apesar de serem dois processos distintos, ler e escrever são ações complementares. Isso significa dizer que um influencia no outro e vice-versa. Por isso que existe o ditado que diz que “quem lê mais, escreve melhor“.
Essa máxima é verdadeira e incentiva para que se busque cada vez mais ler com bastante intensidade. Quanto mais se ler, mais conhecimento de Mundo e de vocabulário se tem,pessoal!.
Pois os sentimentos, a Natureza e a Vida no geral são fontes inesgotáveis para a poesia! Basta ter os sentidos aguçados!
Um poeta de sucesso é capaz de revisar o próprio trabalho de forma agressiva. Um poema não está terminado só porque você o digitou e imprimiu, porque rima ou porque você gosta dele. Um poema eficaz é capaz de comover o leitor e de comunicar. É difícil escrever um poema efetivo, e só é possível através de um grande esforço e de uma revisão minuciosa. Mais uma vez repito: ser poeta não é rimar flor com amor! É muito mais!
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 20/01/2021
Alterado em 20/01/2021
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras