Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos


Inspirações para tirar fotos tumblr em casa | Menina estudando, Fotos  tumblr em casa, Como tirar fotos



"Para eu ou para mim?


 O uso do pronome “eu” ocorre quando o mesmo é o sujeito da oração, já o pronome “mim” é usado como complemento, ou seja, é o objeto da oração.

Revendo:


                    Singular:         1ª  pessoa; eu  -<   me mim, comigo
2ª   pessoa: tu ->  te ti, contigo
         
 3ª  pessoa: ele, ela -> lhe, o, a, se, si , consigo
Plural :
1ª pessoa: -> nos nós, conosco
2ª pessoa: -> vos vós, convosco
3ª pessoa: _> lhes, os, as, se , si, consigo.


Usamos os pronomes do caso reto (eu, tu, ele (a), nós, vós, eles (as)) quando nos referimos ao sujeito da oração. Já os pronomes oblíquos tônicos (mim, ti, ele (a), nós, vós, eles (as)) fazem papel de objeto e surgem após uma preposição: para mim, de mim, por mim, e assim por diante.

a) Ela trouxe o presente para eu desembrulhar. A  ideia foi confirmada,nada falta para eu entender  o enunciado.
b) Ela trouxe o presente para mim.
A diferença  é  notória,basta um  pouquinho de atenção. Ela trouxe  o  presente fica  uma  indagação,não  é?

Observe que na primeira oração temos duas orações: Ela trouxe o presente/para( preposição)/ eu desembrulhar. “Eu” aqui é sujeito do verbo “desembrulhar”. Eu  mesma pratico a  ação.
Já na segunda oração, estão envolvidas duas  pessoas “mim” é complemento e, portanto, objeto indireto (uma vez que vem depois da preposição  para).

Na dúvida sempre faça uma pergunta ao verbo: se a resposta tiver um sujeito, então é pronome do caso reto, caso contrário, será objeto. Observe:

a) Ela trouxe o presente: quem trouxe? Ela.
b) Para eu desembrulhar: quem desEu.

É  muito simples:  geralmente, quando há dois verbos, também haverá dois sujeitos.

Outros exemplos:

a) Se for para eu ficar, então ficarei! (ficar -> sujeito eu; ficarei-> sujeito eu)
b) Ele disse para eu ficar. (disse -> sujeito ele ficar-> sujeito eu)

 
Espero que seja útil  para relembrar,meus amados!
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 02/02/2021


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras