|
Verbos difíceis de conjugar!"
O verbo reaver não deriva do verbo “ver”, como parece. Reaver é “haver de novo”. Deriva, portanto, do verbo haver. E deve, por isso, seguir o verbo haver. Acontece que o verbo reaver só “existe” nas formas em que o verbo haver apresenta a letra “v”:,pessoal! havemos – reavemos; havia – reavia; houve – reouve; haverá – reaverá; houver - reouver.
No presente do indicativo, o verbo haver é: eu hei, tu hás, ele há, nós havemos, vós haveis e eles hão. Assim sendo, o verbo reaver só tem as 1ª e 2ª pessoas do plural: nós reavemos e vós reaveis.
Ressaltados na conjugação,certo?
Como o presente do subjuntivo é derivado da 1ª pessoa do singular do presente do indicativo, a forma “que eu reaveja” não existe.
Portanto, temos duas soluções: a) trocar o verbo reaver por um sinônimo: “É preciso que você recupere os seus documentos”; b) usar uma expressão equivalente: “É preciso que você consiga reaver os seus documentos”.
Outro verbo que merece atenção é “precaver-se”. Parece derivado de “ver”, mas não é. Além disso, é um verbo defectivo, ou seja, apresenta falhas: nos tempos do presente, só tem a 1ª pessoa do plural (nós nos precavemos) e a 2ª pessoa do plural (vós vos precaveis) do presente do indicativo.
As chamadas formas rizotônicas ,isto é, porque (1ª, 2ª e 3ªs. pessoas do singular e a 3ª pessoa do plural) não existem.
O presente do subjuntivo, por ser derivado da 1ª pessoa do singular do presente do indicativo, não apresenta pessoa alguma. Assim sendo, formas como “eu me precavejo” e “que ele se precavenha” simplesmente não existem. Somos obrigados a usar um verbo sinônimo ou expressão equivalente: “eu tomo cuidado”, “que ele se previna”
Não para aqui.Tem muita dificuldade para revisar.Amo vocês.
Fonte:conjugação dos verbos em português.
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 10/02/2021
|