Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos

Partiu Estudar! | Screen beans, Atividades alfabetização e letramento,  Imagens 3d




"Uso do
‘Se’ e ‘si’; ‘te’ e ‘ti’!"

se e te>> átonos

si e ti>> tônicos



0
‘Se’ e ‘si’; ‘te’ e ‘ti’ pronomes oblíquos átonos e tônicos,  surgem nos  poemas de vários autores sem a devida observação.Dá-nos a entender que assim como  pronunciam escrevem!
Essa dificuldade  na  escrita
pode ser superada
. A aprendizagem consiste na consulta a um bom compêndio didático e na leitura de bons textos  mas, nem todos o fazem,por falta de tempo  ou até  mesmo  por  preguiça. Primeiro comportamento a ser admitido: “Se não sei, vou pesquisar; se tenho dúvida de como usá-los, vou consultar a Gramática”. Se e te são átonos; si e ti são tônicos, ou, respectivamente, monossílabos átonos e monossílabos tônicos. Semanticamente,(
 de
acordo com o sentido, com a significação das palavras) têm, entre si  (te e ti; se e si), conforme a pessoa verbal, o mesmo valor. Diferem quanto à grafia, por isso, precisa-se esclarecer o uso de cada um.
Pelos exemplos, podemos entendê-los e, depois, usá-los de forma segura.
Exemplos:
Ele não
se dá por satisfeito. Ele se consome. Emociona-se com qualquer coisa. Ela se veste bem. Não se trata, agora, de fazer a análise sintática da função de cada um nas frases. Tão-somente, dizer que são pronomes oblíquos, cuja escrita exige cuidados. Nas frases citadas, nenhum está precedido de preposição. Eis a grande diferença. Se há a presença de qualquer preposição (a, em, por, para, ante, perante etc.), desde que não haja verbo na sequência, a grafia muda de ‘se’ para ‘si’.
Exemplos:
Ele não cabe em
si de tão feliz. O homem simples não acredita em si mesmo. Quando veio a si, não sabia onde estava. Por si mesmo, embora um menino de 8 anos, já sabe tomar decisões importantes. Por causa do valor em si, não vale a pena ficar brigando. Os exemplos, agora, estão precedidos de preposição. Poderiam ser outros: de per si, contra si, entre si, perante si, de si mesmo. Por essa razão, a grafia é si. Nada mais que isso. Frisando bem, é preciso reanalisar que não há verbo na sequência após o uso de si; se houver, volta a ser se:

Exemplo:
Começou a
se emocionar com o problema. Emocionar está no comando  da frase,pessoal! O verbo  sustenta a ação do sujeito. Por isso, a Gramática, cuidando dos seus tratados e das suas regras, diz que o verbo é pronominal. (Outro assunto a ser revisado!)
Exemplo:
Dar-
se, preparar-se, emocionar-se, vestir-se.
O
verbo pronominal conjuga-se em todas as pessoas
: Eu
me dou (por satisfeito, ), tu te dás…, ele se dá, nós nos damos, vós vos dais, eles se dão.  A conjugação feita está no presente do indicativo (para ficar claro).
Obs:
Nem todo ‘se’  é pronome oblíquo,pessoal! Em Vende-
se casa velha temos pronome apassivador. Não seria possível conjugar vender como verbo pronominal. A não ser que vender-se tome sentido figurado, : Eu me vendo, tu te vendes, ele se vende, nós nos vendemos, vós vos vendeis, eles se vendem. Lembremos, ainda, que Vende-se casa velha faz o plural Vendem-se casas velhas. Impróprio o uso Vende-se casas velhas, como Aluga-se casas, Vende-se apartamentos. Os pronomes se e si, te e ti se adéquam a cada caso e a cada pessoa. Um pregador evangélico disse que usa, à vontade, ‘te’ e ‘ti’, tratando o companheiro de fé com intimidade. E que teria dúvidas quanto a uma grafia ou outra. Jesus ti ama” ou “Jesus te ama?, perguntou. Jesus te ama,  foi a resposta. A não ser que usasse Jesus ama a ti .
O pastor  foi aconselhado a seguir a linguagem bíblica, bem escrita; que a diferença estaria no uso do pronome precedido ou não de preposição.
A nossa língua  é linda mas, complicada pessoal. Amo vocês!
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 24/02/2021


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras