Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos

fea74fe0712a310fce209c950ec9b272.jpg




"Está aí um impasse de difícil solução!"



 
Nem todos os alunos tiveram acesso ao ensino remoto no período de suspensão das aulas presenciais. Especialmente, nas famílias mais pobres, problemas de conexão à internet, por exemplo, impediram que crianças e jovens acompanhassem atividades on-line durante a pandemia.
Diante da
desigualdade no acesso à educação, é certo reprovar estudantes em 2020? Essa é a discussão entre os pais que querem o
melhor aos filhos mas,
está aí um impasse de difícil solução.Se todos forem aprovados automaticamente, como lidar com as lacunas deixadas por meses sem contato com os professores? Como sanar as tais lacunas? É óbvio que ,ultimamente, o aluno faz que aprende pelo que é divulgado nas pesquisas educacionais.
Os
pequenos ainda,se tiverem junto deles professores empenhados em sanar as tais dificuldades, será possível acompanhamento,anexando o que ficou de importante do ano anterior!
O que mais me preocupa é o alunado do 3º ano do Ensino Médio. Aí surge uma faca de dois gumes:caso sejam retidos, podem desistir da escola para ingressar no mercado de trabalho. Por outro lado, se forem aprovados, não terão o ano letivo de 2021 para recuperar conteúdos que deveriam ter sido ensinados em 2020. De um jeito ou de outro saíram da escola com um currículo defasado mas, serão cobrados de um jeito ou de outro na sociedade e no vestibular apresentando questões de conteúdo total do curso.Com efetiva presença na escola,vimos tantas barbaridades que lemos nas redações.Imaginem agora tendo como vilã a maldita pandemia.
Porém,ainda há os defensores de que a educação brasileira deu um salto de qualidade. É um exagero que dá gosto. Fala-se em estatística, faz-se comparações, subiu tanto por cento, etc. Se estão subestimando a capacidade do brasileiro, em acompanhar o desenvolvimento intelectual do povo, estão enganados! Lamentavelmente, é impossível, no momento em que ouvimos as declarações dar o troco, rebatendo esses resultados. Se não vejamos. Alguém declarou que houve uma melhora significativa no Ensino Fundamental do primeiro ao quarto  ano, mais ou menos, na quinta à oitava e um declínio no Ensino Médio. Pasmem! Se um aluno vai bem, aprende com segurança o conteúdo das séries no Ensino Fundamental, é óbvio que ele cursará o Ensino Médio com subsídio total para concluir essa fase de estudos. Se ele está com tamanha dificuldade é porque ele veio capengando e foi levando com a barriga, os conteúdos essenciais para a sua formação. Se o aluno é bem alfabetizado, logicamente, ele não encontrará obstáculos em todas as fases de estudos durante a vida pois, ele sabe amarrar esses ensinamentos, um auxiliando o outro num crescendum significativo do Ensino Fundamental à Universidade, não é?
Infelizmente uma grande número de intelectuais
estão satisfeitos como está a educação do país pois, quando menos esclarecido e sem
poder de discernimento e cosmovisão,
mais fáceis de serem cabrestados!
Esperemos que nos próximos anos haja uma comparação
mais convincente e que as escolas se empenhem em apresentar dados fidedignos à Secretaria da Educação para serem repassados aos órgãos de distribuição e fiscalização a fim de que não publiquem mais tamanha aberração. Dá a impressão de que a escola não está sendo mais um ambiente de aprendizagem e informação, pois se assim fosse não teríamos uma divulgação como essa no noticiário brasileiro com repercussão internacional. Vamos ser mais sérios e comprometidos?
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 06/03/2021
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras