Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos

Carlos Drummond de Andrade | Frases, Pensamentos, Literatura


"Textos literários e Textos utilitários!"


Nós, os 
poetas que  fazemos  Literatura não temos   compromisso nem com a verdade nem com a objetividade daquilo que escrevemos,  pessoal.Nosso compromisso  é escrever textos  literários, coisas bonitas que toquem  os corações de quem  nos  ler !
 Compromisso  com a
verdade  é, em especial, dos jornalistas, responsáveis por transmitir, legítima e objetivamente, os fatos, por meio das notícias, por  meio dos textos de textos utilitários ou não literários.
Tarefa  jornalística bastante difícil em  nossos  dias, onde as  notícias são transmitidas  conforme o desejo de cada  um, na  maioria das  vezes.
Os textos
utilitários cumprem a função referencial da linguagem ,isto  é, apresentar a  verdade expressa dos fatos!
Poetas e escritores, os quais ,
desenvolvem textos literários, têm a missão de arranjar a mensagem, a fim de que o leitor sinta prazer na leitura. É isso o que chamamos função poética da linguagem.

As
figuras de linguagem são ferramentas dos poetas
As figuras de linguagem são
recursos que valorizam, enfeitam a produção textual – elas são frequentemente exploradas ao longo dos textos literários: Metáfora, comparação, personificação e sinestesia são as figuras de linguagem mais usuais.
Observem as  frases abaixo, as quais têm a mesma informação:
1)  O passarinho fugiu da gaiola  ontem.
A informação é
objetiva, sem enfeites; é um texto utilitário  cumpre a função referencial da linguagem.
2)  A ave  afoita,  suspirou feliz e alçou voo. 
A informação é
valorizada pelo emprego de figuras de linguagem. Um texto literário cumprindo a função poética da linguagem. Percebemos que,  a mensagem  tocada a sentimento, é mais importante do que a informação.Isto , por que,  os seres humanos são  movidos a emoção!

Espero que gostem!  Bom dia! Amo vocês!
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 16/04/2021


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras