|
"Palavras difíceis e seus significados!"Palavras difíceis são geralmente as que não são utilizadas com frequência, que surgem, principalmente, em contexto formal. Por esse motivo, parecem diferentes, ou mesmo estranhas.
A maior dificuldade está no entendimento do seu significado, e também no ato de falar, ou seja, a forma correta de pronunciá-las.
Listamos um tanto delas para observar quais as mais chatas mas, empregadas na comunicação.
1. AgnósticoAquele que não acredita em Deus e nem nega a sua existência.
Exemplo: Ele dizia ser agnóstico, até que, desesperado, se viu a pedir ajuda a Deus.
2. AlvíssarasExpressão de alegria por notícia recebida.
Exemplo: Alvíssaras ao novo presidente!
3. BalaústrePequena coluna ornamentada utilizada em cercas.
Exemplo: A utilização de balaústre é uma das marcas da arquitetura romana.
4. BeneplácitoConsentimento ou aprovação.
Exemplo: Foram recebidos com o beneplácito da Assembleia.
5. CornucópiaAbundância, vaso em forma de chifre cheio de flores e frutos que representa a fartura.
Exemplo: A mesa do aniversário estava repleta de doces, uma cornucópia de opções.
6. CuntatórioEm que há demora.
Exemplo: Tenha paciência! Esse tipo de processo é cuntatório.
7. DeletérioDegradante, insalubre, prejudicial.
Exemplo: A cozinha do restaurante interditado era um ambiente deletério, cheio de lixo, insetos e restos de comida.
8. DesasnadoQue recebeu instrução, que desasnou.
Exemplo: Depois de muita instrução, finalmente parece desasnado.
9. EmpedernidoAquele que não se deixa persuadir ou não se comove.
Exemplo: É a tal ponto empedernido que nem uma notícia dessas o comove.
10. FilantropoAltruísta, benevolente.
Exemplo: A instituição só permaneceu aberta graças às doações de um filantropo.
11. FilauciosoPresunçoso.
Exemplo: Com seu ar filaucioso, disse que já sabia tudo aquilo.
12. GraçolarDizer graçolas ou brincadeiras.
Exemplo: Apesar da sua condição, passa os dias a graçolar.
13. HebdomadárioSemanal.
Exemplo: Participar daquelas reuniões exaustivas era o seu sacrifício hebdomadário.
14. HorrípiloHorripilante.
Exemplo: O tom da sua voz é horrípilo!
15. IconoclastaAquele que contesta a veneração de símbolos religiosos.
Exemplo: Não faz sentido contar com um iconoclasta para a restauração desse monumento religioso.
16. IdiossincrasiaCaraterística particular do temperamento de uma pessoa ou grupo.
Exemplo: Onde terei jogado fora meu gosto e capacidade de escolher, minha idiossincrasia tão pessoal?
17. InócuoInofensivo.
Exemplo: Com a garantia de que qualquer reação seria inócua, aceitou experimentar.
18. JocosoAlegre, cômico.
Exemplo: Meu avô era conhecido por sua careca reluzente, sua imensa barba branca e seu sorriso jocoso.
19. JuvenilizanteQue rejuvenesce.
Exemplo: Sinto-me muito melhor! O passeio foi realmente juvenilizante.
20. KafkaescoQue se assemelha às propostas de Kafka.
Exemplo: A realidade transcendente presente nas obras traduzem o seu estilo kafkaesco.
21. LancinantePungente, agudo.
Exemplo: Ao ver Teresa na roda-gigante com Carlos, Pedro sentiu uma dor lanc
inante.
22. LoquazEloquente, aquele que fala muito.
Exemplo: É admirável a maneira loquaz com que discursa à plateia.
23. MendaciosoAquele que mente.
Exemplo: Ninguém seria capaz em acreditar num discurso tão mendacioso.
24. ModorrentoLento, apático, entediante.
Exemplo: Não gosto de domingo, é o dia mais modorrento da semana.
25. NitidificarTornar nítido.
Exemplo: Com mais esclarecimentos sobre o tema, conseguiremos nitidificar tudo o que foi exposto.
26. NumismáticaEstudo ou coleção de moedas e cédulas antigas.
Exemplo: Segundo especialistas em numismática, existem moedas de Real com defeitos de fabricação que fazem com que sejam muito valiosas.
27. OdientoQue guarda ódio.
Exemplo: Não chegará a lado nenhum com suas palavras odientas.
28. ÓsculoBeijo, com o sentido de cumprimento ou conciliação.
Exemplo: Selou a paz com um ósculo e partiu.
29. PrognósticoQue indica previsão.
Exemplo: O prognóstico do médico indicou sérias complicações no seu estado de saúde.
30. PutrefatoEm estado de apodrecimento.
Exemplo: Tempos depois da tragédia, foram encontrados vários animais putrefatos.
31. QuimeraSonho que não é possível realizar.
Exemplo: Nesse momento, resolver esse problema seria uma verdadeira quimera.
32. QuintessênciaAuge, máximo, primor.
Exemplo: Era muito arrogante, não deixava ninguém falar, acreditava que sua opinião era a quintessência da sabedoria.
33. RecônditoOculto.
Exemplo: Procurou um local recôndito e começou a chorar.
34. RufiãoBrigão, encrenqueiro, valentão, quem pratica bullying.
Exemplo: Era bem-comportado na frente dos pais, mas na escola era um
rufião.
35. SectárioIntolerante, intransigente, extremista, fanático.
Exemplo: Chamava atenção pelo discurso sectário, não tolerava nenhum tipo de diferença.
36. SumidadeVocábulo falado e escrito com o prefixo ( as )
(assumidade) Aquele que se destaca pela erudição.
Exemplo: O professor era uma sumidade em arte barroca.
37. TaciturnoSombrio, obscuro.
Exemplo: Nunca o vi sorrir, estava sempre com o olhar taciturno.
38. TergiversarFazer rodeios.
Exemplo: Não tentem tergiversar porque já entendi muito bem o que tais candidatos querem.
39. UfanismoAquele que se orgulha de algo de forma exagerada.
Exemplo: O ufanismo o faz encarar os problemas com muita seriedade.
40. UrdiduraTrama, enredo, intriga.
Exemplo: A urdidura do romance deixa o leitor atento a todos os personagens.
41. VerossimilhançaDiscurso que parece ser verdadeiro, coerente, plausível.
Exemplo: O livro retrata os horrores da guerra, sua verossimilhança é aterradora.
42. VicissitudeSucessão de mudanças.
Exemplo: Dependerá não só de nós, mas das vicissitudes da vida.
43. VitupérioComportamento ofensivo.
Exemplo: Jamais imaginaria que ele respondesse com vitupério.
44. WarrantagemWarrant: estabelecimentos encarregados da guarda e conservação de mercadorias, passível de ser vendido ou negociado, e que atesta ao seu portador a propriedade do objeto em custódia.Exemplo: Sugeriu a warrantagem como garantia.
45. XaropearAborrecer.
Exemplo: O que meu colega de turma mais sabe fazer é xaropear com conversas sem sentido.
46. XifópagoGêmeo unido ao irmão por alguma parte do corpo, gêmeo siamês.
Exemplo: Em alguns casos, a separação do gêmeo xifópago põe em risco sua saúde.
47. YanomamiDenominação de povo indígena que habita o Brasil e a Venezuela.
Exemplo: Faz parte da cultura dos Yanomamis usar vários tipos de corantes nas pinturas corporais.
48. ZaragatoaPequena haste com uma ponta absorvente utilizada para aplicação de medicamento ou coleta de material orgânico.
Exemplo: O médico inseriu a zaragatoa no nariz do paciente para coletar uma amostra para o exame diagnóstico.Pesquisa: Dicionário Online de Português
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 28/04/2021
|