Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos

02-frevo.png






"O GALO DA  MADRUGADA!"



Vários blocos de frevo saem pelas ruas de
Pernambuco na época do carnaval, com concentração maior em Recife e Olinda. Um dos blocos carnavalescos mais expressivos e conhecidos é o Galo da Madrugada, com 41 anos de existência. O bloco saiu às ruas da cidade pernambucana pela primeira vez em 4 de fevereiro de 1978, com 75 pessoas fantasiadas, acompanhadas por uma orquestra com 22 músicos.



"​FREVO, PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DA HUMANIDADE!"

03-frevo.png

ORIGEM: O Frevo surgiu no final do Século XIX, no Carnaval, em um momento de transição e efervescência social no Brasil, como uma grande expressão cultural das classes populares. O Dia Nacional do Frevo é celebrado em duas datas: em 14 de setembro, data em que nasceu, no ano de 1882, o criador do nome Frevo, o jornalista Osvaldo da Silva Almeida. E, também, em 9 de fevereiro, data em que historiadores identificaram a primeira aparição da palavra Frevo, em 1907, sendo esta a data considerada oficial. Com o passar dos anos, foi ganhando importância e reconhecimento pelo Brasil e, até os dias de hoje, influencia o carnaval de todo o país. Incluído desde 2012 na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco, o Frevo é parte importante da história nordestina e brasileira. DANÇA E MÚSICA.  A palavra frevo tem origem no verbo ferver (“frever"), já que a dança é frenética, de ritmo muito acelerado. O ritmo musical desta contagiante dança mistura a marcha e o maxixe, além de possuir alguns elementos da capoeira. Os dançarinos vestem roupas alegres e super coloridas, geralmente camisas curtas e justas amarradas na cintura, calça colada, shorts e saias para as mulheres. Tudo isso é acompanhado de sombrinhas e estandartes (bandeiras de cada grupo de dança).

FONTE:  www.pacodofrevo.org.br
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 14/09/2021


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras