|
Uso correto do verbo pode e pôde!"( Revisão )
o uso do verbo pode e pôde. As palavras são homônimas, ou seja, possuem grafia igual e significados diferentes. A questão envolvendo os termos é o fato do Novo Acordo ter abolido alguns acentos diferenciais. No entanto, ocorre acento circunflexo para diferenciar pôde e pode.Quando usar 'pode'
A forma do verbo poder escrita sem acento (pode) corresponde a uma ação que acontece no momento no qual está sendo narrado. É a 3ª pessoa do singular do presente do indicativo, tempo verbal utilizado para indicar um acontecimento que ocorre no momento da fala.
Vejamos os exemplos :
- Ela pode sair em férias até sexta-feira.
- Hoje, você pode chegar ao estágio mais cedo.
- Você pode levar o carro para lavar?
- Ela pode jogar isso fora.
Quando usar "pôde"Pôde com acento circunflexo é forma do verbo poder no pretérito perfeito do indicativo. Nesse caso, a palavra é utilizada para indicar uma ação que teve início e fim no tempo passado.
Veja os exemplos:
Durante aquele show ela pôde realizar o sonho de conhecer o cantor.
- Ele não pôde ir à aula de dança porque estava doente.
- Ela não pôde ir ao baile ontem porque estava com dor de cabeça.
Pode sem acento: 3ª pessoa do Presente.
Pôde com acento: 3ª pessoa do Pretérito Perfeito,só isso,certo?
Espero que gostem da leitura.Bjs no coração.
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 18/04/2022
|