|
"Assim pensam e falam os antigos Indios!"
Nós vivíamos em um lugar incrível.
Éramos amigos íntimos da Natureza e as únicas riquezas que nos interessavam eram as essenciais para se viver: comida, água e um bom convívio.
Não sabíamos que existiam riquezas além disso, e se existiam...essas não nos interessavam.
Nosso único investimento era no fortalecimento do elo que tínhamos com a Mãe Terra. A Energia com o Planeta é que nos elevava.
Tínhamos nossos costumes, rituais e nossa nudez nunca fora um tabu, ou motivo para vergonha.
Foi então, que chegou um povo diferente, que colocou roupa na gente, e nos ensinou a entender sua língua. Pois para que acreditássemos em suas mentiras precisariamos entender suas palavras.
Prometeram nos mostrar o que havia de melhor fora da aldeia (fora de nós) e que também poderíamos ser "homens civilizados". Nos falaram que seus mundos eram muito melhores, e que de onde vinham, a vida era encantada.
Eu acreditei!Até porque, foram eles que me ensinaram no que acreditar.
Eles mentiram!
E foi então que fez sentido as vestes que usavam: era uma forma de esconderem um pouco da mentira que eram.
Troquei tudo o que eu tinha e toda Paz da mata...por um quarto velho numa cidade poluída, que agredia meus olhos e ouvidos, e que o homem civilizado, insistia em dizer que fazia parte do meu futuro.
Eu, índio "selvagem". Ele, homem "civilizado". Muitos de meu povo, ainda tentam se manter na pureza e nos valores daqueles dias... mas até lá, o homem levou tecnologia, e esse entretenimento impede meu povo de pensar, como pensavam nos antigos dias.Eu, índio, triste estou!
Não somente pelo meu povo, mas por todo povo que o homem enganou.
O conhecimento que diziam, era pura hipocrisia!
E toda lembrança da vida do índio, foi substituída por este único dia.
Hoje! 19 de abril dia do índio!
Será que as escolas estão reverenciando os índios,como faziam os professores há décadas atrás? Ensinando desde os pequeninos ao Ensino Médio a respeitar a cultura indígena,seus costumes e tradições e, especialmente, o respeito como pessoa humana como parte do Todo, povo deste Planeta?
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 19/04/2022
Alterado em 19/04/2022
|