Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos

trigo-e1646399071120.jpg


"Trigo e milho da Ucrânia vão para o Oriente Médio e a África!"


Uma  meia dúzia de  poderosos estão alcançando  o  objetivo,deixar  a  maioria da  população do  Planeta em extrema  pobreza.Se não vejamos:

O Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida)  alertou, no dia 4 de março, que o conflito na Ucrânia, iniciado com a invasão do país pela Rússia, em 24 de fevereiro, poderia limitar o abastecimento mundial de alimentos básicos, como trigo, milho e óleo de girassol.

O presidente da entidade, Gilbert F. Houngbo, explica que o problema pode levar a um aumento de preço dos insumos e gerar uma escalada da fome, ameaçando a segurança alimentar mundial.

No alerta, o chefe do Fida explica que o Mar Negro possui um importante papel no sistema alimentar global, exportando pelo menos 12% das calorias alimentares comercializadas no mundo.
Ainda de acordo com ele, 40% das exportações de trigo e milho da Ucrânia vão para o Oriente Médio e a África, que já sofrem com a fome. Ali, mais escassez de alimentos ou aumentos de preços podem levar à agitação social.

Atualmente, 10% da população mundial não tem o suficiente para comer. Além disso, os impactos de eventos climáticos extremos e da pandemia de Covid-19 levaram outros milhões à pobreza e à insegurança alimentar.

A continuação do conflito na Ucrânia, além de uma tragédia para os diretamente envolvidos, será catastrófica para o Mundo inteiro e particularmente, para aqueles que já lutam para alimentar suas famílias.

A agência da ONU afirma que está empenhada em continuar seu trabalho para aumentar a autossuficiência alimentar e a resiliência dos países mais pobres do mundo, mas destaca que será difícil mitigar os impactos globais desta crise.  O fim do conflito é a única solução.
O impacto,no Brasil está doendo  no bolso dos brasileiros.
No grupo alimentação, o aumento foi de 2,26% em fevereiro para 2,43% em março, com aceleração dos industrializados (1,42% para 1,78%) e semielaborados (0,07% para 2,51%). “O pão francês subiu 3,07%, efeito do aumento do trigo, e o leite avançou 7,84%, efeito das altas de milho e antibióticos” de Pesquisas Econômicas (Fipe), Guilherme Moreira.
O índice também foi empurrado pelas elevações nas bombas de combustíveis: aceleração da gasolina (2,34% para 4,99%) e etanol (-2,18% para 1,13%). 

Fonte de  pesquisa:
Pesquisas Econômicas (Fipe), Guilherme Moreira.
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 20/04/2022


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras