Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos

b798aa922e386d2c69991697d81c7067.jpg

 

 

 

 

"Golpes de Estado no Brasil desde a Independência"- nº II

 

 

 Golpe da Maioridade (1840)

 

O segundo golpe de Estado que tivemos foi o Golpe da Maioridade, que ocorreu no dia 23 de julho de 1840. Esse golpe aconteceu no Período Regencial, um modo de governo formado após a Abdicação de D. Pedro I, em 1831. O herdeiro do trono, o futuro D. Pedro II, era apenas uma criança de seis anos de idade e, portanto, tinha de atingir a maioridade para poder governar.

 

Assim como hoje, a maioridade naquela época era atingida aos 18 anos. Enquanto o imperador não tivesse essa idade, a chefia do país era confiada a regentes, que tinham o respaldo legal da Constituição Imperial de 1824 para exercer sua função. Essa mesma Constituição Imperial também determinava, em seu artigo 121, que o imperador só poderia assumir o poder aos 18 anos de idade.

 

O Período Regencial, contudo, foi marcado por intensas complicações políticas. A disputa entre liberais e conservadores estava no auge. Nesse clima de tensão, um grupo de deputados e senadores, liderados por homens como José Martiniano de Alencar e Holanda Cavalcanti, organizaram o chamado “Clube Maiorista” com o objetivo de adiantar a posse de Pedro II, então com 15 anos.

 

Os membros desse grupo apresentaram propostas de reforma da Constituição e outros projetos com vistas a entronizar o jovem imperador. Entretanto, todas foram rejeitadas. Restava a eles apelar para uma articulação com o próprio imperador, que foi persuadido por seu tutor a querer subir logo ao trono. Com a adesão do próprio Pedro II ao grupo maiorista, o então regente Bernardo Pereira de Vasconcelos acabou cedendo às pressões dos maioristas, mesmo suas propostas sendo inconstitucionais. Dom Pedro II passou a ser imperador em 23 de julho de 1840.

 

418UGByb8pL._SX358_BO1,204,203,200_.jpg

vPare de Acreditar no Governo - Por que os Brasileiros não Confiam nos Políticos e Amam o Estado

 

 

Golpe III- postarei em sequência. Aguardem!

Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 19/08/2022
Alterado em 22/08/2022


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras