Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos

 

b798aa922e386d2c69991697d81c7067.jpg

 

 

 

"Golpe de Estado no Brasil desde a Independência - III

3) Proclamação da República (1889)

 

O que comumente conhecemos por "Proclamação da República", ocorrida no dia 15 de novembro de 1889, foi, na verdade, um golpe militar que pôs fim ao regime monárquico no Brasil. O movimento republicano no Brasil remontava à época colonial, mas se tornou realmente intenso na época do Segundo Reinado. Alguns líderes destacados desse movimento estavam ligados ao exército brasileiro, como era o caso do tenente-coronel Benjamin Constant.

 

A Proclamação da República foi um golpe militar que depôs o imperador Dom Pedro II

 

Os republicanos eram intimamente influenciados pelo positivismo de August Comte, o que implicava a ideia de um Estado forte, antimonárquico e dissociado da Igreja. Para que o golpe contra a monarquia fosse bem sucedido, os republicanos necessitavam do apoio da principal autoridade militar da época: o marechal Deodoro da Fonseca. Acontece que Deodoro era monarquista e amigo pessoal do imperador.

 

Para convencer Deodoro a “proclamar a República”, os conspiradores, como Benjamin Constant, valeram-se do argumento dos prejuízos que as decisões do então ministro de Pedro II, Visconde de Ouro Preto, acarretavam ao Exército – que se encontrava em más condições à época. Além disso, disseram ao marechal que, em lugar de Ouro Preto, seria nomeado um antigo inimigo pessoal de Deodoro, Gaspar da Silveira Martins. Diante dessa situação, Deodoro reuniu algumas centenas de soldados e marchou sobre a cidade do Rio de Janeiro com o objetivo de derrubar o ministério de Ouro Preto.

 

Esse gesto, em 15 de novembro de 1889, pôs fim à monarquia no Brasil.

 

418UGByb8pL._SX358_BO1,204,203,200_.jpg

Pare de Acreditar no Governo - Por que os Brasileiros não Confiam nos Políticos e Amam o Estado

 

Golpe IV- postarei em sequência. Aguardem!

Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 22/08/2022
Alterado em 22/08/2022


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras