Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos

Valão das Casinhas: moradores ainda vivem com esgoto a céu aberto e lixo na  porta de casa - Voz das Comunidades

 

 

 

 

"Por isso povo doente"

 

 

 

De acordo com o Ranking do Saneamento 2020, do Instituto Trata Brasil, 16,38% dos brasileiros (quase 35 milhões de pessoas) não têm acesso ao abastecimento de água. Esse índice é bastante semelhante ao de 2016 (publicado no ranking de 2018), o que mostra que houve pouco avanço nesse setor.(como todo levantamento é falso,é muito maior que o número aqui demonstrado),inclusive  o  Censo Demográfico ,pois pessoas se escondem nas matas,nas quais  o acesso  é apenas  pelas chamadas picadas, abertas por foices e facões,facilitando a entrada.  

Os estados são compostos de "N" municípios,os municípios de "N" bairros e, com isso, as verbas destinadas a essa importante defesa dos cidadãos, vão sendo desviadas e a cada dia mais valetas são abertas,como meio de escoar os detritos prejudiciais à saúde humana! Outras estão abertas,mascaradas e ficarão assim,não sabemos  por quanto tempo!

Quando o assunto é esgoto, os números são ainda mais preocupantes. Nas 100 maiores cidades do nosso país, o acesso à coleta de esgoto é restrito a 73,30% dos habitantes. Para piorar a situação, o esgoto coletado nem sempre é tratado. Acredite: quase metade da população do Brasil, o que corresponde a cerca de 46%, não têm acesso ao tratamento de esgoto. Também  ,porcentagem falsa! Tudo isso faz com que inúmeros cidadãos sejam continuamente expostos a doenças causadas por falta de saneamento básico.

Nesta época de eleição,é a conversa de todos,  desde o Século passado,menos do Bolsonaro! Os que vem tentando há muito e os que  nesta eleição, iniciam a campanha, discursando sobre tudo que falta à população,mas o problema do saneamento é ressaltado com veemência. Bando de hipócritas.

Continuam com  o mesmo verbo.Melhorar a saúde,educação e  proporcionar  melhores condições de TUDO ao povo brasileiro. Até zerar impostos ! Assim que chegam  nas cadeiras,esquecem das promessas. Inclusive, as duas candidatas, que de Lá de cima desceram  para  enganar o  pobre coitado e até intelectuais! Uma delas atuou  na Comissão  de brincar de não fui eu;foste tu, na qual gastaram  fortunas  para  provar que a  nossa respiração depende do Ar que ganhamos do  nosso Criador, gratuitamente!A  prioridade deles, limita-se a conchavos  a fim de  encontrar  meios para  descontar o que não deveriam , do  parco salário do  povo. Mas agora,em campanha,  mentem descaradamente!

 

 

 

Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 03/09/2022


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras