Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos

 

Egyptian+Hermes.jpg

 

 

 

 

A imagem  mais rica em símbolos que conheço.

 

 

 

O livro nas mãos de Hermes Trimegistos é a Tábua de Esmeraldas, onde consta o Discurso de Iniciação de Poimandres e pode ser comprado na Editora Hemus ou então no site da www.estantevirtual.com.br

O dragão geralmente tem duas conotações: uma delas é o símbolo do Inimigo Secreto dominado ou derrotado (o pé direito de Hermes sobre seu corpo escamoso tem este significado e representa o mesmo dragão sob as lanças de São Jorge e do Arcanjo Miguel) e a outra é como o Dragão da Sabedoria que liberta o Fogo Solar (Kundalini) para iluminação do Adepto.

O cão também possui duas conotações, sendo a primeira a relação do Sol Espiritual (Sirius, a Estrela do Cão) significando que o Iniciado chegou a condição de um Adepto e a outra significando o domínio sobre sua natureza animal.

O Caduceu na mão esquerda é o símbolo da superação humana em que o iniciado testifica que suas energias espirituais, ou seja, as energias positiva e passiva (Ida e Pingala = os dois cordões de nervos com seus plexos do sistema nervoso simpático) representadas pelas duas serpentes foram elevadas da materialidade, ou seja, de seus sistema nervoso animal para a medula espinhal. Note que a haste do meio (a coluna vertebral) tem na ponta a cabeça de uma serpente. Esta mensagem também aparece na testa de Hermes que possui uma cabeça de serpente cujo rabo é o seu cavanhaque onde estão estampados os hieróglifos com as instruções da iniciação.

Observe também que no lado esquerdo da gravura e direito de Hermes, sendo atingido pelo fogo que sai da boca do dragão tem uma espécie de lagarto com a boca para um dos sois de seu saiote; esta é a representação do verdadeiro inimigo secreto que sempre utilizou a mente (HOD) para dominar o homem, por isso está sendo queimado pelo fogo do Dragão de sabedoria. O outro Sol no lado esquerdo do saiote representa NETZACH que tem ao lado o cão com seus dois significados.

O SAIOTE triangular tem no centro uma faixa estreita dourada que vai direto ao plexo solar, este representado por seu cinturão de ouro. A faixa dourada está ladeada de um penacho com faixas em três cores (verde, vermelho e branco) cada uma ocupando oito (o número do Cristo) espaços, significando que o inferior está identificado com o superior.

A corda em seu braço simboliza que conquistou o domínio sobre o tempo.

Em sua perna esquerda aparece, do joelho para baixo, uma figura simiesca representando (a mesma também faz parte da constituição da perna direita) as colunas de sustentação do Templo de Deus (O Morador do Coração) que é o corpo humano.

Seu peito esta cingido por uma faixa branca incrustada com duas asas que terminam em duas serpentes com um Sol no centro mostrando a nova morada de Kundalini que agora reveste o Sol Vivo no coração do adepto.

Mais acima temos uma cruz de ouro sobre a Glândula Timo que é o Simbolo da Vida Eterna.

A cobertura da cabeça juntamente com a tiara de ouro com a serpente no meio representa a Esfinge que diz para o viajante despreparado: DECIFRA-ME OU TE DEVORO!

Ou seja, existem muitos mais significados para a gravura em pauta, inclusive da figura meio apagada no círculo superior do lado direito da cabeça de Hermes que precisam de explicações e que, certamente serão intuídas por você se realmente se aplica as lições das leis contidas no Evangelho, quase sempre descuradas daqueles que só procuram enriquecer a mente (HOD) onde existem perigos difíceis de superar e se esquecem de cultivar os valores da Beleza (NETZACH) onde reside a VITÓRIA daqueles que conquistam o direito de viver na Consciência do Morador no coração (TIPHERETH).

 

Achei lindo e compartilho.

 

Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 04/09/2022


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras