"Tecnologia em sala de aula"
O uso da Tecnologia para fins educacionais já é uma realidade a algum tempo e vem ganhando força a cada ano. Quando implementadas de maneira correta e planejada, as novas tecnologias podem trazer inúmeros benefícios para o processo de aprendizagem.
No entanto, quando isso não acontece, o ensino pode ser até mesmo prejudicado. Dessa forma, é preciso estar atento para aproveitar o melhor da transformação digital no ensino.
A Tecnologia na educação, sem dúvida, pode trazer grandes benefícios para comunicação e cooperação em sala de aula e fora dela, mas você deve ficar atento a alguns erros que podem prejudicar todas essas vantagens.Uma delas é a diferença social entre os alunos que frequentam as escolas. Na deplorável pandemia,nossos alunos pobres ficaram à margem da sequência de estudos, pois não tinham as ferramentas necessárias para acompanharem as aulas pelo computador e/ou celular.
As aulas tradicionais, professor a frente dos alunos, usando o giz e o quadro,está ficando de lado nos dias atuais.Facilitando ainda mais,àqueles professores ,que sentavam desde a chamada individual dos alunos, roubando-lhes o Tempo em que deveria explanar o conteúdo da aula. Ainda mais, atualmente, algumas técnicas essenciais,estão sendo usadas cada vez menos .Infelizmente, os alunos estão a cada dia deixando de utilizar caneta e papel para escrever. É bastante comum os alunos utilizando tablets, notebooks e até mesmo o celular para fazer as anotações das aulas e trabalhos escolares.
Por um lado, isso é bom porque facilita quando o aluno precisa fazer uma pesquisa sobre algum assunto que o professor está tratando em sala de aula, mas a técnica da escrita está ficando para trás!
No entanto, escrever à mão é uma prática que não deve ser extinta das salas de aula. Os estudantes precisam exercitar a escrita para não ficarem dependentes de seus dispositivos tecnológicos, a cada dia mais sofisticados, que nós, adultos precisamos aprender a lidar, enquanto os pequenos nos dão de quase ,dez a zero!
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 13/09/2022