Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos

 

 

O Poder da Cruz de Cristo. | Santa cruz, Cruz de cristo, Igreja do santo  sepulcro

 

 

file-20190925-51452-1ikunv2.jpg

 

 

 

Grafite pagão do segundo Século retratando um homem adorando uma figura com cabeça de burro crucificada.

Uma famosa peça de arte nas paredes romanas do início do século III, o “graffito Alexamenos”, retrata duas figuras humanas, com a cabeça de um burro e os braços estendidos em uma cruz em forma de T, com a legenda “Alexamenos adora seu deus”.

O Cristianismo foi proscrito na época no Império Romano e criticado por alguns como uma religião para tolos. A caricatura de “Alexamenos”, oferecer orações a esta figura crucificada era uma forma de representar Cristo com cabeça de burro e ridicularizar seu deus.

Mas para os cristãos, a cruz tinha um significado profundo. Eles entenderam que a morte de Cristo na cruz foi “completada” por Deus o ressuscitar dentre os mortos três dias depois. Esta ressurreição foi um sinal da “vitória” de Cristo sobre o pecado e a morte.

 

Os católicos e algumas outras igrejas cristãs celebram a festa da Santa Cruz. Com a festa, os cristãos comemoram a vida de Jesus Cristo, especialmente sua morte salvífica na cruz e sua posterior ressurreição, acreditando que isso lhes oferece a promessa de perdão e vida eterna.

 

A festa tem suas raízes no final da Antiguidade, época em que a cruz se tornou uma parte importante da arte e do culto cristão. A cruz, que já foi uma forma vergonhosa de execução para criminosos, tornou-se um símbolo predominante de Cristo e do Cristianismo.

 

No entanto, a cruz, às vezes, também assumiu significados mais sombrios como um símbolo de perseguição, violência e até racismo.

pesquisa Google

Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 14/09/2022
Alterado em 14/09/2022


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras