Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos

 

1568963.jpg

 

"Por que a Mídia só se preocupa c' a Amazônia?"

"Queimadas no Pantanal"

 

Nos últimos anos foi possível observar um crescimento no número de focos de incêndio no Pantanal, o menor bioma em extensão territorial no Brasil, localizado no Centro-Oeste do país e dividido entre os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Vale lembrar que a planície pantaneira ainda se estende aos países Bolívia e Paraguai.

 

O ano de 2020 alcançou recordes de queimadas e é considerado o pior ano para o bioma, que registrou 22.116 focos de incêndio, número maior que a soma dos três últimos anos e superior ao que já foi contabilizado desde o início do monitoramento, em 1998, segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

 

Setembro foi o mês que o Pantanal apresentou o maior número de queimadas e até novembro cerca de 40 mil km2 havia sido devastado, o que corresponde a cerca de 30% do bioma.

 

Como consequência, observa-se um grande impacto ambiental principalmente para a biodiversidade da maior planície alagável do planeta, que até 2018 foi considerado o bioma mais preservado do Brasil.

 

Segundo a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), o Pantanal é Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera.

 

Pesquisa Google

Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 21/09/2022


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras