Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos

 

 

 

Queda do Muro de Berlim 3 | Fall of berlin wall, Berlin wall ...

 

 

 

"Momento  propício  para relembrar"

 

No final do século XX, mais precisamente , nas décadas de 1980 e 1990, o Socialismo entrou numa grave crise conjuntural e estrutural, que levou a União Soviética e os países do Leste europeu a abandonarem o Socialismo e aderirem ao Capitalismo. Várias causas (problemas e dificuldades) podem ser citadas para explicar esse processo, que teve repercussão mundial.

 

Principais causas (dificuldades e problemas) da crise do Socialismo no final do século XX:

- Falta de democracia e concentração máxima de poder político e econômico nas mãos dos líderes do Partido Comunista.

 

- Privilégios para os integrantes da burocracia estatal, enquanto grande parte da população recebia o mínimo necessário para sobreviver.

 

- Controle total dos meios de comunicação por parte dos governos socialistas. Jornais, rádios e emissoras de TV só podiam transmitir o que era determinado pelo governo, ou seja, quase sempre propaganda política e ideológica do regime.

 

- Falta de liberdade religiosa. Por assumirem posições ateias, os governos socialistas dificultavam e, muitas meses, impediam o exercício da religiosidade da população.

 

- Baixos salários recebidos pela população, racionamento de produtos e dificuldades para o consumo.

 

- Atraso tecnológico resultante da falta de competição empresarial. Na década de 80, era nítida a defasagem tecnológica dos países socialistas em relação às grandes potências capitalistas (EUA, Japão e Alemanha Ocidental).

 

- Elevados investimentos em produção de armamentos, em função da competição gerada pela Guerra Fria, feitos pelos países que adotavam o socialismo, sobretudo pela URSS. Isso gerou redução drástica de investimentos nas áreas sociais e na produção de mercadorias, causando desabastecimentos e grande insatisfação popular.

 

- Isolamento econômico dos países socialistas. Com o boicote econômico dos países capitalistas, que teve início após a Segunda Guerra Mundial, os países socialistas ficaram sem acesso aos grandes mercados consumidores do mundo.

 

Foto da demolição de uma catedral em Moscou

 

Foto da demolição de uma catedral em Moscou

 

 

Deus tenha  piedade do  povo brasileiro.Abra as  mentes enrijessidas,pois sem saber,  do Mal que  pode  se alastrar  neste  nosso  país, tentam se enganar com as promessas da esquerda, que não tem  um deles que  não  pensem apenas em si  mesmo!

 

 

Pesquisa google.

 

 

foto Aplausos,  poetaJacó Filho

 

 

 

 

"AINDA SOMOS MANIPULÁVEIS"

 

Infelizmente não vemos,

Quem comete crime grave,

E nossa democracia,

Fica chutando na trave,

Infelizmente a fome,

Pode definir o nome,

E opções já não temos,

E peço que Deus nos salve

Infelizmente não vemos,

Quem comete crime grave...

 

 

 

Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 08/10/2022
Alterado em 08/10/2022


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras